Primeira Página

Professora da Universidade de Coimbra galardoada com Prémio Aurora-Pons Porrata

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 05-12-2023

Bernardete Ribeiro, professora catedrática jubilada da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), recebeu o Prémio Aurora-Pons Porrata 2023 com a chancela da Associação Internacional de Reconhecimento de Padrões (IPRP). O prémio foi atribuído na cerimónia de encerramento da 26.ª Conferência IberoAmericana de Reconhecimento de Padrões (CIARP), 2023.

PUBLICIDADE

“Esta distinção não é apenas uma conquista pessoal, mas também uma contribuição do esforço de colaboração de alunos e colegas. O prémio motiva-me e inspira-me para continuar a contribuir de forma inovadora na área de Reconhecimento de Padrões e nas suas aplicações”, declara a galardoada.

O Prémio Aurora-Pons Porrata é atribuído anualmente a uma investigadora, em reconhecimento de uma contribuição científica de destaque nas áreas de reconhecimento de padrões, data mining e áreas afins.

PUBLICIDADE

Bernardete Ribeiro é docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FCTUC, ex-diretora do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) e ex-presidente da Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões (APRP). A docente é ainda membro do Grupo de Computação Adaptativa do CISUC, fundadora e diretora do Laboratório de Redes Neuronais Artificiais (LARN), há mais de 25 anos.

As áreas de Machine Learning, Reconhecimento de Padrões, Engenharia Financeira, Classificação de Textos, Processamento de Sinais e as suas aplicações são algumas das áreas de investigação do interesse da docente do DEI.

PUBLICIDADE

publicidade

Atualmente, Bernardete Ribeiro é coordenadora local do Centro de Inteligência Artificial Responsável (CR-AI), editora associada da revista IEEE Transactions on Cybernetics e é um dos 47 cientistas da UC que integra a lista da Universidade de Stanford sobre os cientistas mais citados ao longo da carreira.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE