Universidade

Professor Ernesto Costa dá última lição no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 13-10-2023

A última lição de Ernesto Costa, Professor no Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Universidade de Coimbra (UC), decorre no dia 18 de outubro, quarta-feira, pelas 17:00, no Auditório Laginha Serafim, no Departamento de Engenharia Civil (DEC), Polo II da UC.

PUBLICIDADE

No âmbito da sua jubilação, o professor Ernesto Costa proferirá a sua última lição intitulada Ofício: Professor, num momento de homenagem ao trabalho desenvolvido ao longo do seu percurso no Departamento de Engenharia Informática e na Universidade de Coimbra.

Ernesto Costa foi cofundador e primeiro Presidente eleito do DEI, entre 1997 e 1999, e Presidente do Conselho Científico, entre 2006 e 2008. Obteve a Tese de 3º Ciclo em Ciências da Computação na Universidade Pierre et Marie Curie, em França, e o Doutoramento em Engenharia Eletrónica na Universidade de Coimbra. Foi, também, cofundador do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), assumindo a sua presidência entre 1998 e 2000. No CISUC, foi responsável pela criação do Grupo de Inteligência Artificial (GIA), que liderou até 2003, altura em que criou e liderou o Grupo de Computação Evolutiva e Sistemas Complexos (ECOS).

PUBLICIDADE

Em 2019, Ernesto Costa foi galardoado com o prémio Evostar Award for Outstanding Contribution to Evolutionary Computation in Europe pelas suas contribuições para o campo da computação evolutiva. Participou em vários projetos nacionais e internacionais, organizou vários eventos científicos internacionais e publicou mais de 200 artigos em livros, revistas e actas de conferências. Entre 2012 e 2018 foi membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, tendo renunciado ao lugar para se candidatar ao cargo de Reitor da UC. Desde 2020 até à sua jubilação foi membro eleito do Conselho Científico do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE