Educação

Professor de Coimbra distinguido com Prémio Empreendedorismo dos Institutos Superiores Politécnicos

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 17-09-2021

O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Pedro Dinis Parreira, acaba de ser  distinguido com o recém-criado Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano, instituído, em fevereiro deste  ano, pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). 

PUBLICIDADE

Pedro Dinis Parreira é, pois, a primeira personalidade a receber este galardão, que tem o objetivo de «distinguir um(a) docente(a) do ensino superior politécnico que se tenha evidenciado pelos seus trabalhos na  área do empreendedorismo, reconhecendo desta forma o seu contributo para o desenvolvimento de uma  cultura mais empreendedora no âmbito do ensino superior».  

O Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano foi entregue ontem, dia 16 de setembro, durante a cerimónia  da final da 17ª edição do Concurso Poliempreende Nacional, realizada no Instituto Politécnico de Santarém. 

PUBLICIDADE

O prémio tem um valor global de cinco mil euros, financiados pelo Banco Santander (Santander  Universidades), a partilhar entre o docente e a instituição onde leciona. 

Pedro Miguel Santos Dinis Parreira é fundador do Gabinete de Empreendedorismo da ESEnfC e coordenador  executivo do TecCare, eixo de desenvolvimento estratégico da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde:  Enfermagem (UICISA: E), acolhida na ESEnfC, que visa aliar o conhecimento e a prática clínica à investigação  experimental desenvolvida no ensino superior no domínio das tecnologias dos cuidados de saúde, visando a  inovação e a transferência de conhecimento para uma melhoria da saúde prestada às populações. 

PUBLICIDADE

publicidade

Doutorado em Gestão, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, e mestre em Comportamento  Organizacional pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, o professor  coordenador da ESEnfC, ligado à instituição há mais de duas décadas, é autor e coautor de 15 livros e de mais  de uma centena de artigos indexados em revistas nacionais e internacionais. 

Organizações (Formasau), Empreendedorismo e Motivações Empresariais no Ensino Superior (Edições Sílabo) – em coautoria com Francisco Costa Pereira e Nuno Vieira e Brito – e Fusões e Aquisições – O papel central da  liderança intermédia na gestão do choque de culturas (Editora RH) – escrito com Albino Lopes e Damasceno  Dias – são alguns títulos que assinou e que ainda se encontram à venda em livrarias.  

Pedro Dinis Parreira foi, também, coordenador científico de três monografias desenvolvidas no âmbito do  projeto PIN – Polientrepreneurship Innovation Network (rede de instituições de ensino superior politécnico  em Portugal): “Competências empreendedoras no Ensino Superior Politécnico: Motivos, influências, serviços  de apoio e educação”, “Análise das representações sociais e do impacto da aquisição de competências em  empreendedorismo nos estudantes do Ensino Superior Politécnico” e “As Instituições de Ensino Superior  Politécnico e a Educação para o Empreendedorismo”. Obras que contam com textos de vários docentes e  investigadores de 13 instituições de ensino superior politécnico que compõem a rede PIN. 

O Prémio Empreendedorismo Prof. José Adriano é, simultaneamente, uma homenagem póstuma ao antigo  professor coordenador com agregação e ex-presidente do Conselho Diretivo da Escola Superior de Tecnologia  e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), José Adriano Gomes Pires, que também foi pró-Presidente  para a área do Empreendedorismo e responsável pelo Gabinete de Empreendedorismo e Inovação da  instituição, considerado figura ímpar em Portugal em matéria de iniciativa e dinamismo.

ESEnfC/fim 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE