Educação

Professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra está entre os investigadores mais citados do mundo em 2022

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 08-11-2023

O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), João Luís Alves Apóstolo, figura na lista dos 790 investigadores em instituições portuguesas mais citados do mundo em 2022, segundo a mais recente atualização da “World’s Top 2% Scientists List”, ranking elaborado pela Universidade de Stanford (Estados Unidos da América), que apresenta resultados relativos a mais de 210 mil investigadores, de 22 áreas científicas e 174 subáreas.

PUBLICIDADE

De acordo com esta lista, publicada no início do mês de outubro, pela editora Elsevier (repositório de dados), o também coordenador científico da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), acolhida pela ESEnfC, é mesmo o investigador mais bem posicionado na área de Enfermagem a trabalhar numa instituição científica nacional, surgindo no ranking apenas mais um professor do ensino superior português.

João Luís Alves Apóstolo está classificado na 378ª posição nesta área científica, numa lista, feita com base na SCOPUS (maior base de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas), que inclui um total de 1169 investigadores em Enfermagem em vários países, apresentados como os 2% mais citados em todo o mundo.

PUBLICIDADE

Em 2022, o professor da ESEnfC foi citado 516 vezes (449, excluindo autocitações). Entre 2006 e 2023, publicou 149 artigos, sendo que, no período de análise 1960-2022, 91 dos seus artigos foram citados pelo menos uma vez.

Para o coordenador científico da UICISA: E, que também em 2021 integrou a “World’s Top 2% Scientists List”, ter o nome no ranking que destaca os 2% de investigadores mais citados a nível mundial é importante, sobretudo pela possibilidade de constituição de redes, de trabalho internacional, de impacto na captação de fundos e, ainda, ao nível da formação de investigadores juniores.

PUBLICIDADE

publicidade

“A formação de investigadores, que é uma estratégia da UICISA: E/ESEnfC, dará os seus frutos no futuro”, acredita o professor João Luís Alves Apóstolo.

Docente na ESEnfC desde 2001, João Luís Alves Apóstolo é o primeiro professor do ensino superior em Portugal com o título académico de agregado no ramo do conhecimento em Ciências de Enfermagem (2017). É pós-doutorado (2013) e doutorado em Ciências de Enfermagem (2008), tem um mestrado em Adições e Patologias Psicossociais (2000), uma especialização em Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica (1997) e uma pós-graduação em Administração de Serviços de Saúde (2000).

O professor da ESEnfC é, também, diretor do Portugal Centre for Evidence Based Practice (Centro de Excelência do Instituto Joanna Briggs, da Austrália).

O investigador da UICISA: E tem coordenado e integrado equipas multidisciplinares de vários projetos de investigação financiados por fundos nacionais e internacionais, nas áreas do envelhecimento, dos cuidados de saúde informados pela evidência e das tecnologias de cuidados de saúde, fomentado assim o avanço do conhecimento na área científica de Enfermagem.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE