Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Universidade

Professor catedrático da Universidade de Coimbra galardoado com “Ember Award for Excellence in Wildland Fire Science”

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 25-11-2022

Domingos Xavier Viegas, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) recebeu o “Ember Award for Excellence in Wildland Fire Science”, pela International Association of Wildland Fire (IAWF), tornando-se o primeiro cientista europeu a receber este prémio.

PUBLICIDADE

Esta distinção, atribuída no âmbito da IX Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais, que decorreu em Coimbra, é uma forma de reconhecer a contribuição dada pelo professor da FCTUC e a sua equipa para a ciência dos incêndios florestais. 

Segundo Joaquin Ramirez, presidente da IAWF, «o propósito do “Ember Award” é o de reconhecer a excelência continuada na investigação científica no âmbito dos incêndios florestais e de encorajar a inovação, a exploração, aplicação e disseminação de resultados importantes e investigação. A palavra “Ember”, que significa partícula incandescente, reflete o facto de a investigação e a ciência muitas vezes progredirem devagar e os seus benefícios e impactos poderem não ser aparentes senão passados alguns anos». 

Desta forma, este prémio foi criado para «reconhecer as contribuições realizadas de uma forma sustentada e com um nível de excelência, para a ciência dos incêndios florestais, e uma comunicação efetiva e apropriada dos resultados da ciência e da investigação», explica o presidente. 

O “Ember Award” é, presentemente, o mais alto galardão científico atribuído a nível internacional a cientistas de todo o Mundo, por decisão de um painel internacional que avalia as propostas que recebe anualmente. Desde 2006 este galardão foi atribuído a mais de uma dezena de cientistas, entre os quais Frank Albini, Philipe Cheney, Charles Van Wagner, Richard Rothermel, Wendy Catchpole e Mark Finney. 

Este prémio complementa outras distinções que o professor Xavier Viegas e a sua equipa receberam, em reconhecimento do trabalho realizado. Refere-se o prémio “Batefuegos de Oro”, do Ministério do Ambiente de Espanha, atribuído em 2004, o reconhecimento da Ordem dos Engenheiros de Portugal, em 2006 e o prémio “Fire Safety Award,” atribuído também pela IAWF, em 2008, para reconhecer o contributo dado para melhorar a segurança pessoal nos incêndios florestais.

PUBLICIDADE

Xavier Viegas é coordenador do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, uma unidade de investigação ligada ao Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC, que desenvolve atividade de investigação na área dos incêndios florestais desde 1985. Recentemente o CEIF promoveu a 9.ª Conferência Internacional de Investigação em Incêndios Florestais, que reuniu em Coimbra cerca de 350 investigadores de todo o Mundo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com