Mundo

Procurador-geral e três juízes acusados na investigação de explosão em Beirute

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 24-01-2023

 Um procurador-geral e outros três magistrados foram acusados hoje de homicídio pelo juiz encarregado da investigação da explosão no porto de Beirute em 2020, declarou hoje uma autoridade judicial à agência de notícias AFP.

PUBLICIDADE

O juiz Tarek Bitar decidiu na segunda-feira retomar a investigação sobre esta explosão, que provocou mais de 200 mortos e 6.500 feridos, após uma suspensão de mais de um ano.

Bitar decidiu hoje acusar oito pessoas, segundo a fonte judicial, que pediu anonimato.

PUBLICIDADE

Entre os indiciados estão o procurador-geral do Supremo Tribunal libanês, Ghassan Oueidate, e outros três juízes que são acusados de “homicídio, incêndio criminoso e sabotagem”.

A grande explosão de 04 de agosto de 2020 foi causada pelo armazenamento irregular de centenas de toneladas de nitrato de amónio num depósito do porto de Beirute, capital do Líbano.

PUBLICIDADE

publicidade

O incidente tem sido atribuído por grande parte da população à corrupção e à negligência da classe dominante, também acusada pelas famílias das vítimas e organizações não-governamentais (ONG) de atrapalhar a investigação para evitar acusações por parte da Justiça.

Segundo a autoridade judicial, Oueidate tinha dirigido em 2019 uma investigação dos serviços de segurança sobre fissuras no depósito onde o nitrato de amónio era guardado sem medidas de proteção adequadas.

Na segunda-feira, Bitar acusou o diretor da Segurança Geral, Abbas Ibrahim, próximo do poderoso movimento armado xiita Hezbollah, e o chefe da Segurança do Estado, Tony Saliba, próximo do ex-presidente Michel Aoun, cujo mandato terminou há três meses.

No total, treze pessoas estão a ser processadas, incluindo cinco funcionários que Bitar já havia indiciado anteriormente, incluindo o ex-primeiro-ministro Hassan Diab e outros ex-ministros.

Em 04 de agosto de 2020, centenas de toneladas de nitrato de amónio armazenadas num depósito no porto de Beirute explodiram, resultando em mais de 200 mortos e 6.500 feridos, além de terem destruído várias zonas da capital libanesa.

As causas exatas da explosão ainda são desconhecidas, assim como a identidade dos responsáveis.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE