Justiça

Procurador-geral de Coimbra elogia nova Procuradora-geral da República

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 21-09-2018

 O procurador-geral distrital de Coimbra, Euclides Dâmaso, elogiou a nova procuradora-geral da República, Lucília Gago, considerando-a uma magistrada isenta e de mérito e afirmando acreditar que vai dar continuidade ao “desempenho notável” de Joana Marques Vidal.

PUBLICIDADE

“Conheço-a e tenho-a como uma magistrada isenta e de mérito elevado e por isso são fundadas todas as expectativas de um desempenho de grande sucesso, em linha com o desempenho notável de Joana Marques Vidal”, afirmou Euclides Dâmaso aos jornalistas, à margem da conferência internacional “Combate à Corrupção: Perspetivas de Futuro”, a decorrer em Lisboa.

PUBLICIDADE

Na opinião do magistrado, Lucília Gago, representa uma “solução de continuidade das políticas que o Ministério Público tem seguido, sobretudo na área da investigação criminal”.

Questionado sobre o trabalho realizado por Joana Marques Vidal durante seis anos, o procurador-geral distrital destacou a “modernização do Ministério Público”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Joana Marques Vidal modernizou o MP e organizou-o de uma forma a que já não se assistia desde o tempo de Cunha Rodrigues [procurador geral da República de 1984 até 2000] e por isso lhes estamos gratos”, frisou.

Sobre o comportamento dos protagonistas políticos no processo de escolha da titular do cargo de procurador-geral da República Euclides Dâmaso teceu críticas.

“Pessoalmente não me agradou a forma como o processo foi conduzido porque houve um nível de partidarização absolutamente escusado e que não ilustra a instituição do Ministério Público”.

Lucília Gago, 62 anos, é magistrada do Ministério Público e especialista na área da família e menores, tendo sido em 20016/2017 diretora do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Desde 2017 exerce funções na Procuradoria-geral da República, onde criou e desenvolveu um gabinete na área da família e da criança e do jovem.

A nova procuradora-geral da República foi nomeada na quinta-feira pelo Presidente da República, por proposta do primeiro-ministro, e iniciará funções em 12 de outubro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE