Primeira Página

Procura dispara no Metro Mondego, resposta fica adiada para 2026

António Alves | 1 hora atrás em 29-12-2025

Imagem: Paulo Novais/Lusa

Empresa admite “dificuldades e constrangimentos” durante os fins de semana do serviço na linha suburbana.

PUBLICIDADE

publicidade

Um dia depois das críticas feitas pelo Municipio de Miranda do Corvo, a Metro Mondego confirmou que a elevada procura do serviço “é motivo de grande satisfação” mas provocou “situações indesejáveis de excessiva lotação dos veículos”, principalmente aos fins de semana.

PUBLICIDADE

“De facto, o número de passageiros que têm utilizado o sistema tem-se revelado muito superior às previsões, baseadas nos estudos de procura. Esta situação não será alheia quer à curiosidade da população em experimentar o sistema, quer à sua utilização gratuita, bem como à atual época festiva”, explicam.

Na nota, a Metro Mondego explica que está a viver um período de alguns constrangimentos “resultantes da recente entrada em operação, do carácter específico determinado pela operação em via única e do processo de recrutamento e formação de motoristas”.

Tudo isto limitou “a capacidade de reforço da oferta nos períodos de maior afluência nos fins-de-semana referidos”, disse, sublinhando que está “particularmente atenta às dificuldades referidas e a envidar esforços para minimizar estes problemas no futuro”.

Dessa forma, e “caso se verifiquem níveis de procura substancialmente superiores à prevista, após a entrada em operação comercial que irá ocorrer no próximo dia 1 de janeiro, a empresa procederá aos ajustes operacionais necessários para assegurar o seu compromisso com a qualidade, a fiabilidade e a segurança do Sistema de Metro Mondego”.

A empresa pública referiu ainda que a oferta atual no serviço suburbano é substancialmente superior ao anterior serviço ferroviário, mesmo considerando a diferente capacidade dos veículos”. “A título de exemplo, o número de ligações diárias à Lousã é de 50 nos dias úteis, 27 aos sábados e 20 aos domingos, valores que comparam com 17, 11 e 8 ligações diárias, respetivamente, do anterior serviço ferroviário. Já no caso de Miranda do Corvo, o número de ligações diárias é de 62 nos dias úteis, 27 aos sábados e 20 aos domingos, valores que comparam com 17, 11 e 8 ligações diárias, respetivamente, do anterior serviço ferroviário”, concluem.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE