Cidade

Procissão da Rainha Santa Isabel eliminada das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-08-2020

A Procissão da Rainha Santa Isabel não foi um dos 6  patrimónios mais votados no programa especial de repescagem das 7 Maravilhas da Cultura Popular, emitido, hoje, pela RTP1 em direto de Porto de Mós.

PUBLICIDADE

A Procissão Festas da Rainha Santa Isabel perdeu a oportunidade der ser um dos Pré-Finalistas com acesso às meias-finais, depois de ter ficado em segundo lugar na eliminatória de Coimbra.

PUBLICIDADE

Carina Gomes, vereadora Cultura, já reagiu via Facebook: Infelizmente, a Procissão da Rainha Santa Isabel não foi um dos 6 patrimónios mais votados no programa especial de repescagem das 7 Maravilhas da Cultura Popular, emitido hoje. Mantém-se na corrida o Fado de Coimbra, que foi o vencedor da Gala distrital.

No lote de 28 Pré-finalistas vamos ter o Fado de Coimbra, apurado diretamente na eliminatória do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

A 1ª Meia Final vai decorrer no dia 23 de agosto em Loulé e a segunda no dia 30 de agosto em Torres Novas.

A Final do concurso emitido pela RTP1 e RTP Internacional será em Bragança, no 5 Setembro.

O Fado de Coimbra, ou Canção Popular de Coimbra, é um género musical performativo, com origem popular e local, enraizado no folclore da cidade, que inspirou os estudantes da Universidade, tendo na Serenata a sua expressão de divulgação mais genuína e erudita.

Era o povo de Coimbra e, nomeadamente, os habitantes da velha Alta da cidade, que melhor divulgaram e transmitiram às várias gerações de académicos este modelo musical. Mais tarde, vários cultores académicos projetaram o Fado de Coimbra para outro nível, tais como António Menano, Edmundo de Bettencourt, Luiz Goes, José Afonso e Adriano Correia de Oliveira. Já mais recentemente, em junho de 2013, a UNESCO reconheceu a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património da Humanidade, sendo o Fado de Coimbra um dos quatro pilares imateriais que contribuiu para essa distinção mundial.

As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel são a mais genuína manifestação de veneração de Coimbra à sua Padroeira e têm como expressão máxima a procissão.

O povo agradece a Isabel de Aragão, esposa do rei D. Dinis, a vida caritativa que levou e os vários milagres e curas que lhe estão atribuídos, sendo o mais conhecido o Milagre das Rosas. A procissão da Rainha Santa Isabel começou a ser realizada desde muito cedo, no século XVI, e assume algumas semelhanças à que decorre nos dias de hoje, mais precisamente na altura do feriado da cidade, 4 de julho. As ruas são ornamentadas, a população sai à rua em massa e a há milhares de visitantes que chegam para ver a procissão. A Procissão da Penitência decorre na noite de quinta-feira e vai do Convento de Santa Clara-a-Nova até à Igreja de Santa Cruz. A Procissão Solene e de Louvor decorre na tarde de domingo e é quando a imagem da Rainha Santa regressa ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. 

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE