Saúde

Problemas que o trânsito provoca na sua saúde

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 19-07-2023

Quanto tempo gasta a deslocar-se de carro? Se costuma conduzir muitas horas, tome cuidado para não vir a sofrer de alguns problemas de saúde.

PUBLICIDADE

Segundo o VivaBem, quem lida com o trânsito no dia a dia está sujeito a congestionamentos, possíveis atrasos a compromissos, imprudência e falta de educação de outros condutores, acidentes, falta de segurança e outros problemas. Todas essas situações geram stress.

Um dos outros problemas é a diminuição da audição: “Buzinas, alarmes, sirenes, o som de veículos de publicidade, motas, tudo isto emite entre 87 a 112 decibéis, mais que o suficiente para causar a morte das células auditivas”, lê-se no artigo.

PUBLICIDADE

Para ter ideia, ruídos a partir de 50 decibéis já são capazes de causar danos, variando de acordo com o tempo de exposição e intensidade. Ficar exposto a níveis sonoros superiores a 90 decibéis por mais de 4 horas é altamente prejudicial, refere.

Quem fica sentado num banco de um automóvel por mais de duas horas dificilmente não se queixa com dores. A coluna sofre desvios, compressões e lesões, os músculos ficam sobrecarregados e cansados. Os tendões e nervos encurtados, bem como os movimentos repetitivos, como os da troca de marcha-atrás, por exemplo, causam tendinites. Já o ato de travar e pisar a embraiagem várias vezes ao longo do dia desgasta com as articulações dos joelhos e tornozelos.

PUBLICIDADE

publicidade

Passar muito tempo ao volante pode significar menos acesso à água ou disponibilidade para a beber, além do maior risco de exposição contínua a temperaturas  elevadas e a redução de idas à casa de banho na maior parte do dia. Como resultado, fica sujeito à desidratação, ao desenvolvimento de pedras renais e infeções urinárias, às quais as mulheres tendem a ser mais propensas do que os homens.

O trânsito pode afetar o sono de várias maneiras. Tédio e cansaço leva a muitos motoristas a terem sonolência ao volante, o que frequentemente provoca acidentes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE