Princesa Cindazunda pronta para desfilar na rotunda do Arnado

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 02-08-2017

Notícias de Coimbra sabe que a Princesa Cindazunda vai “aparecer” na mediática rotunda da Fernão de Magalhães durante a manhã do próximo sábado.

PUBLICIDADE

IMG_20170801_181343

A construção de uma rotunda no Largo do Arnado, na qual será fixada esta escultura da Princesa Cindazunda, da autoria de Pedro Figueiredo, está inserida no projecto de requalificação da Praça do Arnado e Rua Simões de Castro

PUBLICIDADE

A obra foi entregue em dezembro de 2016 à empresa Vibeiras, a empresa que mudou o Terreiro da Erva, que teve 180 dias para fazer a obra por 597.087,61.

O pressuposto desta requalificação passa, de acordo com a CMC “por maximizar as áreas destinadas aos peões, minimizando, ao mesmo tempo, as vias de circulação dos automóveis”, mas a iniciativa tem merecido criticas de vários sectores e até a rotunda teve de ser alterada  antes da obra que “tem dado cabo dos nervos” a comerciantes e automobilistas.

PUBLICIDADE

publicidade

Em termos funcionais, a futura rotunda permitirá, segundo a CMC,  diminuir trajetos – proporcionando, também, benefícios ambientais – a quem hoje pretende fazer inversão de marcha e se vê obrigado a percorrer o quarteirão formado pelas ruas Doutor Manuel Rodrigues/Rosa Falcão e João Machado. Tendo em conta a intensidade de tráfego e a utilização intensiva das passadeiras desta zona, continuará a haver semáforos, mas apenas nas entradas da rotunda.

arnado

 

Posteriormente, Manuel Machado anunciou que Câmara Municipal de Coimbra estava a negociar uma solução com Infraestuturas de Portugal que permitiria, a partir da “rotunda da princesa”, ligar as avenidas Fernão de Magalhães e Cidade Aeminium, pela Rua do Arnado.

Entretanto, o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra  concluiu com sucesso as negociações com a Infraestruturas de Portugal para obter licença para as viaturas atravessarem o caminho de ferro e já pediu à “dona da linha” para dizer quanto custa colocar uma passagem rodoviária semaforizada que permita “ligar a cidade ao rio”.

A ligação das Avenidas Fernão de Magalhães e Cidade Aeminium,  pela Rua do Arnado, sob a linha de caminho-de-ferro, inclui a construção de uma rotunda no entroncamento com a Avenida Cidade Aeminium.

Esta ligação à Avenida Aeminum permitirá, posteriormente, aceder à Estação Velha, uma informação igualmente avançada pelo autarca.

 

PAV 1

 

A autarquia já aprovou o lançamento do concurso e o projeto de execução da obra “Interface Intermodal Coimbra Norte – 1.ª Fase – PEDU (Ligação Parques de Estacionamento Av. Fernão de Magalhães/Rua Padre Estevão Cabral)”.

Via vai ligar os Parques de Estacionamento da Avenida Fernão de Magalhães e da Rua Padre Estevão Cabral com a abertura de um arruamento paralelo à linha de caminho de ferro.

O traçado do novo arruamento está condicionado pelos pilares do viaduto do IC2 e pelo parque de estacionamento do restaurante (McDonald´s) existente nesta zona. Trata-se de um arruamento com uma extensão de 200m, uma faixa de rodagem de 6m, faixa de estacionamento com 2m e passeios de largura variável.

Na delimitação da zona da estrada com a linha de caminho-de-ferro e com o terreno da “Rodoviária” serão construídos muros de suporte e muros de vedação em betão armado, revestidos a lajetas e capeados superiormente com pavê vermelho. Os muros serão encimados com rede de vedação com 1,50m.

CBR

A Princesa Cindazunda é a donzela que enverga um manto de prata e uma coroa ducal que aparece no Brazão da Cidade de Coimbra.
Já muito se escreveu sobre este brasão, mas a lenda relatada por Frei Bernardo de Brito é, sem dúvida, a mais bela e a de maior aceitação.
Ataces, rei dos Alanos, depois de destruir completamente a cidade de Conímbriga, decidiu fundar ou restaurar uma outra com o mesmo nome na margem direita do Mondego.
Quando Ataces andava a dirigir a edificação dessa nova Coimbra, eis que subitamente surge o rei suevo Hermenerico com o seu exército, para dela se apoderar e se vingar de derrotas sofridas. O combate que se travou entre as duas facções foi de tal modo sangrento que as águas do Mondego se tingiram de vermelho.

Hermenerico retirou-se para o Norte, mas Ataces foi em sua perseguição e o rei suevo viu-se forçado a pedir a paz. Para tanto, ofereceu ao vencedor a mão da princesa Cindazunda, sua filha.

Como é de regra em tais casos, diz a lenda que Cindazunda era extremamente bela e que Ataces logo dela se enamorou. Vem o régio par de noivos a caminho de Coimbra, acompanhado de sogro e pai, e em breve se realizam os esponsais e bodas, com a magnificência devida.

 

Para comemorar tão extraordinário acontecimento, Ataces concedeu à cidade de Coimbra o brasão que ainda hoje se mantém no fundamental. A donzela coroada é Cindazunda; a taça representa o seu casamento com Ataces; o leão é o timbre de Ataces; o dragão, o timbre de Hermenerico.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE