Saúde

Primeiro transplante hepático em doente com covid realizado em Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 04-02-2022

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tornou-se pioneiro ao realizar o primeiro transplante hepático numa doente com teste positivo à covid-19. A situação era urgente e se não fosse a cirurgia dificilmente sobreviveria. 

PUBLICIDADE

“Trata-se de uma doente de 47 anos, com teste positivo à covid-19 , sem evidência de doença respiratória e com um quadro grave de doença hepática aguda”, explicou ao Notícias de Coimbra a médica Dulce Diogo. 

Esta cirurgia, inovadora, realizou-se na passada segunda-feira e foi o resultado de um processo multidisciplinar, que envolveu também a Força Aérea Portuguesa e o INEM. Em casos positivos à covid, as cirurgias têm estado a ser adiadas, mas esta era uma doente urgente. “Se não fosse a cirurgia, as possibilidades de sobrevivência eram escassas ou nulas”, revelou a médica. 

PUBLICIDADE

publicidade

A doente foi sinalizada a nível nacional e o CHUC respondeu ao pedido, numa estreita colaboração entre o Serviço de Medicina Intensiva e o Centro de Referência de Transplantação Hepática de Adultos. “Foi feito um ajuste dentro do hospital relativamente aos circuitos”, disse Dulce Diogo, dando conta que a paciente, que se encontra “clinicamente estável e a recuperar bem”, não pôde ficar na Unidade de Transplantes.

“Não se sabe muito sobre covid, não sabemos qual a resposta às vacinas, não sabemos o que vai acontecer as estes doentes transplantados daqui a cinco anos”, referiu a médica explicando que, no entanto, “há relatos de casos que deram segurança para avançar com o transplante”. Além disso, o facto de a mulher ser “jovem, ter uma boa reserva funcional e não ter doença pulmonar grave” foram fatores que reforçaram a confiança e pesaram na decisão.

PUBLICIDADE

A paciente foi internada no Serviço de Medicina Intensiva e apesar de ser um caso único tem estado a responder bem, garantiu Ricardo Freitas, responsável desta unidade que tem acompanhado o caso. 

Esta cirurgia é um passo importante que abre caminho para outro tipo de transplantes e  acontece numa altura em que o CHUC já tem os circuitos “amadurecidos” e mais conhecimento sobre a covid-19.

Veja como se faz um transplante hepático: 

 

Veja o direto NDC com Dulce Diogo:

Veja o direto NDC com Ricardo Freitas: 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE