Cidade

Primeiro Ministro inaugura casinha de Xisto no Portugal dos Pequenitos

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 07-06-2015

Já imaginou entrar e visitar uma casa típica das Aldeias do Xisto mas em ponto pequeno? Não? Então,  a partir de hoje, experimente fazer uma incursão até ao Portugal dos Pequenitos.

PUBLICIDADE

unnamed (3)

Para quem nunca visitou as Aldeias do Xisto esta é uma excelente oportunidade para sentir o verdadeiro espírito da “aldeia” e ficar a conhecer as casas típicas da região. Assim, a partir do próximo dia 8 de junho, as Aldeias do Xisto estarão no Portugal dos Pequenitos com uma casinha tradicional que dará a conhecer a arquitetura tradicional da região.

PUBLICIDADE

Esta nova casa é inaugurada hoje, 8 de junho, com a presença de Pedro Passos Coelho,  no âmbito das comemorações dos 75 anos do Portugal dos Pequenitos. A casa beirã vai juntar-se ao grupo de casinhas regionais que compõem um dos parques temáticos mais emblemáticos de Portugal, sendo que o principal objetivo é transmitir aos visitantes um conceito de “aldeia”.  

Do espaço alusivo à casa de xisto no Portugal dos Pequenitos fazem parte a reconstituição de uma casa típica das Aldeias do Xisto da Lousã e, uma segunda construção em xisto, composta por pequenos socalcos com plantas autóctones, criando-se assim um subespaço lúdico e didático. A área é complementada por uma tela com fibras, evocando as artes e ofícios caraterísticos da região, como por exemplo a tecelagem.

PUBLICIDADE

publicidade

Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, sublinha que «a nossa presença no Portugal dos Pequenitos é de suma importância porque estamos a falar de uma instituição reconhecidíssima, conhecida por todos no nosso país e com um número elevado de visitas. Estarmos aqui representados significa também uma primeira abordagem a novos públicos e ao público do futuro num espaço que evoca o nosso território, as suas tradições e imaginário, com todas as histórias que podemos contar a partir desta experiência única. No fundo, trata-se de todo um processo de descoberta do que são as nossas regiões e do que é a cultura portuguesa». 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE