Políticos

Primeiro-ministro expressa as condolências pela morte dos três bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha

Notícias de Coimbra com Lusa | 11 meses atrás em 17-09-2024

O primeiro-ministro manifestou hoje “profunda consternação” pela morte de três bombeiros, expressando condolências às famílias e à corporação “destes três heróis que deram a vida pela defesa de Portugal e dos portugueses”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Três bombeiros da corporação de Vila Nova de Oliveirinha, Tábua, morreram hoje quando se deslocavam para um incêndio naquele concelho do distrito de Coimbra, disse o presidente da câmara.

PUBLICIDADE

“Foi com profunda consternação que tive conhecimento da perda de vida de três bombeiros. Expresso as mais sentidas condolências às famílias e à corporação destes três heróis que deram a vida pela defesa de Portugal e dos portugueses”, refere Luís Montenegro, numa nota de pesar do gabinete do primeiro-ministro.

“A maior homenagem que lhes podemos prestar é continuar a lutar, como eles fizeram”, acrescentou o chefe do Governo.

Minutos antes, Luís Montenegro tinha cancelado toda a sua agenda como primeiro-ministro até sexta-feira e adiado o Congresso do PSD, previsto para o próximo fim de semana em Braga.

Pelo menos sete pessoas morreram e 40 ficaram feridas, duas com gravidade, nos incêndios que atingem desde domingo a região norte e centro do país, como Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, distrito de Aveiro, destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas, como a A1, A25 e A13.

As mais recentes vítimas são três bombeiros que morreram hoje num acidente quando se deslocavam para um incêndio em Tábua, distrito de Coimbra.

Hoje, às 13:30, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registava 127 ocorrências, envolvendo mais de 5.400 operacionais, apoiados por 1.700 meios terrestres e 25 meios aéreos.

A Proteção Civil estima que arderam pelo menos 10 mil hectares na Área Metropolitana do Porto e na região de Aveiro.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE