Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Mundo

Primeiro lusodescendente nomeado chefe de polícia no Canadá

Notícias de Coimbra com Lusa | 12 meses atrás em 20-03-2023

O lusodescendente Peter Moreira, filho de emigrantes açorianos, foi escolhido para liderar a polícia da região de Durham, a este de Toronto, no sul do Ontário, sendo o primeiro de origem portuguesa a liderar uma força policial no Canadá.

PUBLICIDADE

De acordo com uma nota à imprensa, o ex-superintendente do polícia de Toronto tomará posse no dia 24 de março, após o atual chefe, Todd Rollauer, entrar no período de reforma.  

“Sempre residi nesta região (Durham), é um sonho realizado em ser chefe desta polícia e partilhar a minha experiência e formação nestas funções”, declarou Peter Moreira.

Filho de emigrantes de S. Miguel (Açores), mas nascido no Canadá, o lusodescendente reconheceu a “importância do cargo” que vai desempenhar, esperando assumir este desafio com “humildade e entusiasmo”.

Com mais de três décadas ao serviço da polícia de Toronto, Peter Moreira começou a sua carreira em 1991 como cadete, recebendo formação no Colégio da Polícia do Ontário 1993. Na sua vasta experiência, o lusodescendente comandou várias unidades em Toronto, incluindo a de ‘homicídios’, a ‘Task Force de Gangues e Armas Integradas’ e a ‘Divisão 51’, participando também no plano de ação ‘The Way Forward’.

“Estou especialmente empenhado em trabalhar com todos os elementos da polícia de Durham para garantir que se sintam orgulhosos deste trabalho, sabendo que estão a prestar serviços de segurança à comunidade, a melhor da província e do país”, acrescentou.

PUBLICIDADE

A escolha de um novo chefe da polícia foi realizada através de um processo amplo de consulta à comunidade, sendo elaborado um relatório, em que foram identificadas quatros caraterísticas: liderança transformadora e corajosa, inteligência emocional, compromisso com o envolvimento positivo da comunidade e experiência policial profunda e diversa.

Após o processo de consulta, uma comissão de seleção dos vários candidatos, conjuntamente com outras entidades privadas, selecionaram Peter Moreira.

Além da experiência nas forças de segurança, o lusodescendente concluiu recentemente um bacharelado em artes através do programa de honras policiais da Universidade Wilfrid Laurier, devendo receber o diploma em junho deste ano.

Além de residir com a sua família na região de Durham, é também voluntário e treinador de futebol há cerca de 15 anos, sendo ainda um “membro ativo da comunidade portuguesa local”.

A cerimónia de mudança do comando da polícia terá lugar no dia 24 de março, às 10:30 (15:30 de Lisboa), na cidade de Ajax.

A polícia de Durham tem mais de mil agentes e civis, servindo uma vasta região no sul do Ontário, tendo como principais cidades, Ajax, Oshawa e Whitby.

Segundo Dados do recenseamento canadiano de 2021, a região de Durham tinha mais de 696 mil habitantes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com