Coimbra

Primeiro centro de tecnologias criativas TUMO abre em Coimbra para 1500 jovens (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 25-01-2023

Portugal vê o primeiro centro de tecnologias digitais e criativas TUMO a abrir em Coimbra. A inauguração realizou-se, esta manhã, 25 de janeiro, no antigo edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT), junto ao Mercado D. Pedro V, na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes.

PUBLICIDADE

Trata-se de um programa educacional gratuito e acessível a todos. O objetivo é promover a igualdade de oportunidades, capacitando os jovens a lidar melhor com os desafios e oportunidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Para Pedro Santa Clara, mentor deste projeto é um trabalho que se “aprende fazendo, porque queremos fazê-lo”, pois “depende dos interesses de cada um, da iniciativa de cada um e ainda do percurso que cada um vai fazendo.”

PUBLICIDADE

“É um modelo personalizado que vai permitir que cada um evolua ao seu ritmo.  Trata-se de uma aprendizagem com a componente da descoberta, feita de forma autónoma e acompanhada por especialistas mundiais”, refere o também fundador da Shaken.

Os interessados vão poder desenvolver “robôs, jogos, criar música, produzir modelos 3D e muito mais”, explicou em declarações ao Notícias de Coimbra. Os alunos do TUMO, entre os 12 e os 18 anos, irão desenvolver um portfólio de projetos em áreas como, Modelação 3D, Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica. Acompanhados por monitores, 1500 jovens irão trabalhar competências técnicas e sociais que depois irão aprofundar em workshops e laboratórios.

PUBLICIDADE

publicidade

José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra refere que o TUMO é um “projeto revolucionário, disruptivo, transformador” que vai “transformar a educação em Coimbra. Vai permitir às crianças uma educação STEAM em que elas têm acesso às mais recentes tecnologias.”

“Coimbra deve-se sentir orgulhosa por começar aqui na cidade. É o primeiro centro ibérico do TUMO. Este ano abre um em Los Angels [EUA] e um outro em Portugal, aqui em Coimbra”, menciona o presidente, acreditando que a cidade “vai ser um exemplo para a Península Ibérica.”

O TUMO, que irá arrancar em setembro, vai funcionar no antigo edifício dos CTT, um espaço que já estava fechado há alguns anos. “Vai transformar esta zona, vai revivificar com os jovens que vão passar por aqui. Está localizado numa zona central, com acessibilidade”, afirmou o autarca de Coimbra.

Os programas são presenciais e gratuitos decorrendo durante os tempos livres. A abertura das inscrições terá início no segundo trimestre deste ano.

Para assinalar o investimento de 7 milhões de euros, este evento contou com a presença dos parceiros, Gonçalo Quadros (Critical Software), Paulo Marques e Pedro Bizarro (Feedzai), Daniel Redondo (Licor Beirão), José Pena do Amaral (BPI | Fundação ‘’la Caixa’’), Inês Oom de Sousa (Fundação Santander), Martin Essayan (Fundação Calouste Gulbenkian), José Manuel Silva (presidente da Câmara Municipal de Coimbra), Ana Figueiredo e Alcino Lavrador (Altice Portugal) e Miguel Lucas (Oxy Capital) que se uniram para promover a educação digital na cidade.

O projeto TUMO nasceu em 2011 na Arménia e já se encontra na Alemanha e em França, expandido-se em 2023 para novas localizações como Alemanha, Estados Unidos da América e Portugal.

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Veja o vídeo do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE