Economia

Primeira edição das Olimpíadas da Economia terá lugar em Coimbra em 2014

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 01-11-2013

As I Olimpíadas da Economia, que terão lugar em Coimbra, em abril de 2014, estarão circunscritas a estudantes do secundário da região Centro, havendo a possibilidade de no futuro o evento ser à escala nacional.

PUBLICIDADE

O evento começa a 29 de janeiro, com uma primeira fase nas escolas secundárias dos distritos de Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Aveiro, terminando com uma segunda fase, nos dias 25, 26 e 27 de abril, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

A primeira edição das Olimpíadas da Economia estará aberta a todos os estudantes do ensino secundário dos distritos abrangidos, tendo como principal objetivo preencher “grandes lacunas que há na formação económica dos mais jovens”, afirmou João Pedro Santos, coordenador geral da iniciativa.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto começou a ser desenvolvido no final do ano letivo transato, abrangendo, na sua organização, estudantes dos três anos da licenciatura de Economia da Universidade de Coimbra, assim como professores da faculdade.

As provas, que terão uma revisão científica por parte dos docentes da FEUC, serão “essencialmente de escolha múltipla”, debruçando-se sobre “desafios económicos, a história económica ou o pensamento económico”, podendo ter também uma questão de resposta aberta e, na fase final em Coimbra, outro tipo de provas, explicou o coordenador geral do projeto.

PUBLICIDADE

“As Olimpíadas pretendem que o estudante pense sobre a economia, independentemente da sua área de estudos, porque a economia, sendo uma ciência social, estará presente no quotidiano de todas as pessoas”, afirmou João Pedro Santos.

Durante os três dias da fase final das Olimpíadas da Economia, haverá também espaço para debates no auditório da FEUC, estando aberta a participação a estudantes e não estudantes.

João Pedro Santos afirmou que, caso “a atividade decorra da melhor maneira, pode ser possível avançar, a médio prazo, com a iniciativa a nível nacional”.

A iniciativa, organizada pelo projeto Une Dois Mundos, criado pelos estudantes de Economia para este efeito, conta com a parceria da faculdade, da Câmara Municipal de Coimbra, da Associação Académica de Coimbra, do núcleo de estudantes da FEUC e ainda do apoio da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares.

A apresentação oficial da iniciativa está marcada para sábado, às 14:00, no edifício do Fado ao Centro, em Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE