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Primark promete criar ofertas mais sustentáveis e acessíveis a todos

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A Primark anunciou hoje o lançamento de uma ampla estratégia de sustentabilidade, concebida para reduzir o desperdício no sector da moda, diminuir para metade as emissões de carbono na sua cadeia de valor e melhorar as condições de vida das pessoas que produzem os seus produtos. Com esta nova estratégia a 10 anos, designada Primark Cares, o retalhista internacional de moda compromete-se a mudar a forma como são produzidas as roupas sem que isso altere os seus preços acessíveis, permitindo que todos possam fazer opções de compra mais sustentáveis.

Os novos compromissos assumidos pela Primark irão fazer com que toda a roupa da empresa seja produzida a partir de materiais reciclados ou de origem mais sustentável até 2030 o que atualmente já acontece em 25% de todas as vendas. O passo seguinte é que todas as T-shirts básicas de homem, mulher e criança passem a ser feitas com algodão de origem sustentável, no próximo ano.

A Primark irá fazer mudanças no processo de design para garantir que as roupas possam ser recicladas quando deixarem de ser usadas de modo a reduzir o desperdício têxtil. A empresa está ainda empenhada em reforçar a durabilidade das suas roupas para que possam ser apreciadas e usadas durante mais tempo e está a trabalhar para definir novas diretrizes do setor no que se refere à durabilidade, em conjunto com a WRAP, uma organização sem fins lucrativos do Reino Unido empenhada em acelerar a transição da indústria da moda para a circularidade.                                        

Paul Marchant, CEO da Primark, diz a propósito do lançamento da nova estratégia global que “este é um capítulo novo e empolgante na história da Primark. A nossa ambição é oferecer aos clientes os preços acessíveis pelos quais eles nos conhecem e adoram, mas com produtos feitos de uma forma que seja mais favorável para o planeta e para as pessoas que os produzem. Sabemos que é isso que os nossos clientes e colegas querem e esperam de nós. Este não é o início do nosso caminho! Já há mais de 10 anos que estamos a trabalhar no sentido de nos tornarmos um negócio mais sustentável e ético. Uma em cada quatro peças de roupa que agora vendemos pertence à nossa gama de produtos Primark Cares, produzidos com materiais reciclados ou de origem mais sustentável. Os nossos novos compromissos marcam uma aceleração significativa no ritmo e na escala da mudança, obrigando-nos a pensar de forma diferente sobre a forma como fazemos negócio. Desde a forma como as nossas roupas são concebidas e produzidas, até ao modo como as vendemos nas lojas. Não temos todas as respostas e sabemos que não podemos fazer isto sozinhos. Estamos empenhados em trabalhar em parceria com a indústria para impulsionar uma mudança real em grande escala.”

Nelson Ribeiro, Head of Sales da Primark Portugal, considera que “as mudanças trazidas por estes novos compromissos vão ser muito bem recebidas pelos nossos clientes em Portugal. As pessoas querem sentir que fazem escolhas acertadas, sustentáveis e com durabilidade, e que isso lhes está acessível! Uma escolha sustentável não tem de ser cara e é fantástico podermos fazer parte de um processo de mudança para melhor.”

Esta nova estratégia baseia-se no trabalho que a Primark tem vindo a desenvolver nos últimos dez anos. Orientados por especialistas de todo o setor da moda, esta estratégia abrange as próprias operações da Primark, bem como a sua cadeia de fornecimento global, e alargam os compromissos que a empresa já assumiu enquanto signatária das principais iniciativas da indústria. Isso inclui a Textiles 2030, a iniciativa WRAP para acelerar o movimento da indústria têxtil e da moda em direção à circularidade e à mudança do sistema no Reino Unido. A empresa também é parceira da Ellen MacArthur Foundation para dar a conhecer o seu percurso no que diz respeito à circularidade, incluindo fazer todas as suas roupas recicláveis, por design.

Para além de mudar a forma como as roupas são produzidas, a Primark irá trabalhar com os seus fornecedores para reduzir para metade as emissões de carbono da sua cadeia de valor, contribuindo para a transformação ao nível da indústria. Também serão eliminados todos os plásticos de uso único em toda a operação, reforçando os mais de 500 milhões de itens já eliminados.

A Primark irá expandir o seu Programa de Algodão Sustentável, que já é o maior programa de algodão sustentável da indústria da moda, e vai dar formação aos agricultores para utilizarem mais práticas agrícolas regenerativas, de forma mais sustentável, usando menos quantidade de água e menos produtos químicos. Esta formação será feita através da sua parceria com a CottonConnect, usando o Código de Algodão Regenerativo, líder na indústria, para aumentar a biodiversidade, adaptar-se às mudanças climáticas e melhorar os meios de subsistência dos agricultores.

A Primark vai aproveitar as iniciativas de comércio ético que já tem implementadas e a parceria existente com a ACT – Action, Collaboration, Transformation, para melhorar as condições de vida das pessoas que produzem as roupas, proporcionando um salário justo para os trabalhadores da sua cadeia de fornecimento e investindo em programas de formação que proporcionem melhores oportunidades para as mulheres.

Paul Marchant diz que, na Primark, “acreditamos que a sustentabilidade não deve ter um preço de luxo, apenas acessível a uma minoria. Por sermos quem somos, acreditamos que temos a oportunidade de tornar as escolhas de moda mais sustentáveis e acessíveis a todos”.

A Primark vai partilhar mais informação com os clientes nas suas 397 lojas em 14 países acerca das mudanças que estão a acontecer com a campanha “How Change Looks”. Isso também irá tornar mais fácil aos clientes fazerem parte desta mudança com iniciativas que vão desde aumentar os recipientes de reciclagem para recolher e reciclar roupas que já não são usadas, a educar os consumidores sobre técnicas para prolongar a vida útil do seu guarda-roupa – incluindo conhecimentos de costura e dicas de lavagem.

A empresa irá apresentar relatórios anuais sobre o seu progresso. Para obter mais informações sobre a estratégia e os nove compromissos que a Primark está a assumir em nome das Pessoas, do Planeta e do Produto, visite www.primark.com/howchangelooks

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