Saúde

5 sinais que podem indicar doenças silenciosas

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 23-03-2023

O corpo fala sempre. Nós muitas das vezes é que não lhe prestamos atenção. Os sintomas estão lá e aparecem discretamente, mas costumam ser ignorados por todos.

PUBLICIDADE

São pequenas alterações no corpo que indicam que algo não está bem. Se sente assim, dirija-se ao médico.

Sinais:

PUBLICIDADE

Recorde-se que ter um estilo de vida o mais saudável possível é sempre a melhor opção a tomar. Ter noção dos sintomas que o devem alertar são armas para combater doenças.

 
1. Estômago inchado:

“Muitas pessoas desvalorizam a barriga inchada, julgando que se trata do efeito de uma refeição mais pesada ou até da típica e comum retenção de líquidos. No entanto, aquilo que não sabem é que o estômago inchado pode ser um dos sinais de doenças silenciosos. Uma barriga pronunciada pode ser sintoma de uma condição que dá pelo nome de ascite. Trata-se de um problema que tem na sua origem um desequilíbrio do nível de proteínas e outros compostos que acaba por provocar uma acumulação de fluídos nos tecidos. Resultado? Podem surgir graves problemas nos rins e, até mesmo, no fígado”, informa.

PUBLICIDADE

publicidade
2. Comichão ou erupções cutâneas:

“Poucas são as pessoas que nunca tiveram problemas dermatológicos, como alergias ou erupções cutâneas. Braços, pernas, couro cabeludo e costas são, habitualmente, as zonas mais afetadas por eczemas e outros problemas do género. No entanto, aquilo que parece inofensivo pode na verdade ser sinal de algo mais grave. Exemplo disso é a doença celíaca, uma condição autoimune que faz com que o organismo rejeite a ingestão de glúten. Em muitos casos, esta doença manifesta-se através de problemas dermatológicos, fazendo com que a pessoa desenvolva erupções cutâneas. Muita comichão no corpo, especialmente nas zonas genitais, pode também ser sinal de diabetes tipo II. Esta é uma doença metabólica crónica que faz com que o organismo não produza insulina suficiente e não seja também capaz de a metabolizar, aumentando assim o nível de açúcar no sangue”, descreve.

3. Dentes estragados:

“Se é daquelas pessoas que foge a sete pés do consultório do dentista, o melhor é repensar essa atitude. Talvez isto o surpreenda, mas dentes pouco saudáveis e com o esmalte desgastado, podem ser indicadores de que sofre de refluxo gástrico – mesmo que não tenha azia ou outros sintomas geralmente associados a este problema. Acontece que o ácido proveniente do esófago tem tendência a dissolver ou danificar o esmalte dentífrico, especialmente na zona traseira dos dentes. Outros sintomas desta condição a que deve estar atento são dor de garganta persistente, sabor desagradável constante na boca e tosse”, escreve o e-Konomista.

4. Constante vontade de urinar:

“A comichão não é o único sintoma que pode ser associado ao aparecimento de diabetes tipo II. Quando a doença se começa a desenvolver, o seu organismo deixa de ser tão eficaz a transformar os alimentos em açúcar e a convertê-lo em energia para o seu correto funcionamento. Resultado? O açúcar acumula-se na corrente sanguínea e o corpo livra-se do excesso através da urina, o que faz com que a vontade de urinar seja bastante frequente. Assim, caso note um aumento anormal nas suas idas à casa-de-banho deve consultar um médico para fazer análises e acabar com as dúvidas”, de acordo com o site.

5. Ataques de raiva:

“Embora existam ainda muitas pessoas que não o compreendem, as doenças não são apenas físicas. Se pensa que depressão é sinónimo de choro ou inércia está enganado. Este é um problema de saúde sério. Cerca de 50% dos doentes passam por episódios de raiva ou irritabilidade e, muitas vezes, ninguém compreende o motivo. Estes sintomas, associados a depressões profundas e duradouras, costumam ser mais frequentes em pacientes do sexo masculino (embora muitas mulheres sofram com o mesmo problema). Geralmente, os episódios de raiva são espoletados por situações variadas, desde pequenos detalhes a questões mais sérias”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE