Mundo

Presidente francês vai convidar Papa Francisco para reabertura da Notre-Dame

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 08-12-2023

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje que vai convidar o Papa Francisco a assistir à reabertura da Catedral Notre-Dame de Paris, prevista para dentro de um ano, a 08 de dezembro de 2024.

PUBLICIDADE

“Espero que sim, em todo o caso, convidá-lo-emos”, respondeu o chefe de Estado durante uma entrevista à France 2, quando questionado sobre a possível presença do Papa.

“O convite será feito, mas não me cabe a mim responder em nome dele”, acrescentou.

PUBLICIDADE

Desde 2022 que quer o Presidente francês quer as autoridades da Igreja Católica apontam o ano de 2024 como o de reabertura de uma das mais icónicas catedrais mundiais, destruída por um incêndio em 2019.

A fase de reconstrução deste monumento simbólico só começou no início de 2022, após sucessivos atrasos devido à descontaminação por chumbo, à pandemia da covid-19 e às escavações arqueológicas.

PUBLICIDADE

publicidade

Demorado foi também o trabalho de retirada dos andaimes que se fundiram com a estrutura da catedral durante o incêndio no dia 15 de abril de 2019.

O fogo começou ao final da tarde no telhado e causou a queda deste, além de outros danos significativos. Na altura, a igreja estava a ser alvo de obras de restauro, presumindo-se que o incêndio possa estar relacionado com as mesmas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE