Presidente dos Municípios afirma que processo de descentralização tem que ser acelerado

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 27-06-2017

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, disse hoje que o processo de descentralização de competências da administração central para as autarquias tem de ser acelerado, mas não pode haver precipitações.

PUBLICIDADE

terreiro_do_paco

“A descentralização é um processo que é urgente – já peca por tardio – mas, obviamente, não pode ser resolvido com precipitações”, disse Manuel Machado aos jornalistas, no final da reunião do Conselho Diretivo da ANMP.

PUBLICIDADE

publicidade

Considerando que se trata de uma questão “muito importante e séria” para a organização e modernização do Estado, Manuel Machado sublinhou que a descentralização “deve ser feita com a segurança indispensável a um bom processo legislativo”.

“Se na Assembleia da República, se nos órgãos de soberania, se nas negociações que mantemos com lealdade negocial por inteiro se concluir que estamos em condições, é de avançar”, disse o dirigente e presidente da Câmara de Coimbra.

PUBLICIDADE

O conselho diretivo da ANMP analisou hoje mais quatro diplomas do Governo sobre a descentralização, designadamente sobre as estradas localizadas em perímetros urbanos, a proteção e saúde animal e segurança alimentar, jogos de fortuna ou azar e praias e orla costeira, que deverão passar para a gestão das autarquias.

Neste momento, segundo Manuel Machado, a ANMP tem 20 projetos de decretos-lei, no âmbito da descentralização, “que estão a ser apreciados na especialidade a cargo de grupos de trabalho técnico e político”.

O líder da ANMP frisou ainda que este organismo continua a trabalhar “intensamente” para apurar com exatidão quais são as atribuições e responsabilidades da administração central e local e, consequentemente, organizar “uma estrutura legal adequada às necessidades”.

“A descentralização tem que ser empreendida. É importante que se faça, na condição de ela servir para melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados às populações”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE