Coimbra

Presidente do Turismo Centro de Portugal elogia alargamento de albergue para peregrinos em Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 08-05-2017

A Confraria da Rainha Santa Isabel inaugurou hoje, em Coimbra, a ampliação do seu albergue de peregrinos, que quase duplicou a capacidade, de 16 para 30 camas.

PUBLICIDADE

unnamed (1)

O espaço, que requalifica um anexo do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, está pronto para acolher os muitos peregrinos que já estão nas estradas a percorrer os Caminhos de Fátima, com o objetivo de assistirem às comemorações do Centenário das Aparições.

PUBLICIDADE

publicidade

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, fez questão de marcar presença na inauguração. “Saúdo este exemplo de requalificação do património, que é um excelente contributo para acolhermos melhor quem nos visita. Esta semana passarão por Coimbra 40 a 60 mil peregrinos a caminho de Fátima, onde é esperado 1 milhão de pessoas entre 11 e 13 de maio. É gratificante vermos este esforço sério para os ajudar”, sublinhou Pedro Machado, durante a cerimónia.

O presidente do Turismo Centro de Portugal recordou outras iniciativas recentes, que visam promover o turismo religioso. “O turismo religioso tem vários eixos. Ainda a semana passada, em Fátima, foi assinado um protocolo entre várias entidades, no sentido de desenvolver os Caminhos de Fátima.

PUBLICIDADE

O turismo judaico é outro eixo importante, em especial no interior do Centro de Portugal”, considerou. “O turismo religioso, associado ao turismo cultural, está em crescendo: 47% dos mil milhões de turistas que todos os anos viajam, fazem-no para destinos culturais ou religiosos”, concluiu.

unnamed (2)

António Rebelo, presidente da Confraria da Rainha Santa Isabel, destacou o facto de este albergue estar situado “a 5 metros do túmulo da Rainha Santa”. “Era um anexo desaproveitado. Com esta ampliação, o albergue já está em condições de aceitar reservas de grupos”, frisou o confrade da associação, que é guardiã das relíquias da Rainha Santa Isabel. António Rebelo recordou também que o albergue “procura corresponder aos propósitos de Isabel de Aragão, que procurava ajudar os peregrinos”que, na Idade Média, passavam por Coimbra a caminho de Santiago de Compostela.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE