Coimbra

Presidente de Oliveira do Hospital exige que Governo cumpra promessa do IC6 até 2021

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 22-07-2018

A ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital foi inaugurada este sábado, dia 21, no Parque do Mandanelho, prolongando-se até 29 de julho.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

publicidade

Depois do corte da fita, simbolicamente efectuado pela jovem bombeira Carolina Alves, o primeiro pensamento do Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital foi para os familiares das vitimas do incêndio de 2017, “a maior catástrofe de todos os tempos no concelho”.

“É um pensamento positivo, é um pensamento de esperança”, salientou José Carlos Alexandrino, antes de frisar que não devemos “ficar agarrados ao passado”, pois “a vida continua”.

PUBLICIDADE

O líder oliveirense aproveitou o momento para voltar a lembrar que o seu concelho continua a aguardar pela conclusão do IC6. 

A construção do IC6 é fundamental e estruturante para o desenvolvimento de Oliveira do Hospital, recordou autarca local.

O Presidente da Câmara Municipal sublinha que “este Governo que lá está, que foi eleito pelo mesmo partido que eu fui, tem a obrigação de lançar a obra antes de eu me ir embora”.

Foi um compromisso que assumiram comigo, que não deixarei de cobrar, esteja onde estiver, incomode quem incomodar”, garante José Carlos Alexandrino.

Até ao fim do seu último mandato, Alexandrino promete acabar de retirar o amianto da escola secundária local, erguer um novo centro escolar, requalificar a zona histórica, construir um novo centro escolar, rasgar uma nova avenida e dinamizar uma área residencial junto à Fundação Aurélio Amaro Diniz, ordenar o estacionamento (que será pago) nas ruas principais e concluir as 1o estações de tratamento de águas residuais.

Na sessão, para além do edil,  participaram representantes da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, da Associação de Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital, do Instituto do Emprego e Formação Profissional e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, cujos discursos pode ouvir aqui:

Depois do discurso, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital liderou a habitual visita guiada ao recinto da ExpoH, onde voltou a mostrar que está sempre ao mais alto nível na hora arranjar o melhor cenário para as imagens da praxe.

Não é por acaso que reza lenda desta simpática cidade serrana que foi José Carlos Alexandrino a iniciar Marcelo Rebelo de Sousa na arte das “selfies”.

Como bom anfitrião, foi chamando para a fotografia os seus vereadores e convidados, tendo ainda aproveitado para medir a pressão arterial (ao nível de um bom atleta), provar a cerveja artesanal Rapada ou contracenar com aves de rapina.

Entretanto, chegou a hora de jantar, servido antes da actuação do Grupo AF, que animou a primeira de nove noites de concertos, exposições, artesanato e gastronomia na ExpoH.

No domingo, pode contar com presença dos Calema, a dupla formada por dois irmãos originários de São Tomé e Príncipe que continua a conquistar o público português.

A terceira noite do evento, segunda-feira, é dedicada à Gala Social e constitui um momento de reconhecimento público ao trabalho das Instituições Particulares de Solidariedade Social e Lares privados do concelho, assim como aos seus utentes – crianças, jovens, idosos e cidadãos portadores de deficiência -, colaboradores e famílias.

Na terça-feira, a noite da ExpoH é preenchida pelo concurso Soltem Talentos, que visa descobrir novos valores dando oportunidade aos jovens do concelho (entre os 15 e os 35 anos) de mostrarem as suas aptidões artísticas, numa das seguintes áreas a concurso: Voz/Dramaturgia, Música, Dança e Artes Circenses.

Nos restantes cinco dias de ExpoH, estão agendados cinco grandes concertos: Função Públika (dia 25); Piruka (26); Quinta do Bill (27); Agir (28) e André Sardet que, no domingo (29), subirá ao palco principal do Parque do Mandanelho para o concerto de encerramento desta 9ª edição da EXPOH.

No Parque do Mandanelho, estão instalados três palcos,onde actuam vários artistas locais e grupos culturais concelhios.

Os visitantes contam com a habitual área dedicada à gastronomia com várias tasquinhas e bares, onde a animação com vários Dj´s é garantida.

Com quatro noites grátis (dias 21, 23, 24 e 29), o preço dos bilhetes para os restantes dias varia entre os dois e os três euros, mas a organização do evento disponibiliza um bilhete geral por 10 euros, que proporciona uma poupança de quatro euros.

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, sublinha que nesta edição de 2018, quando estão decorridos cerca de nove meses após a maior tragédia de sempre da história de Oliveira do Hospital – os incêndios de 15 de outubro –, a Câmara Municipal viu-se forçada a reduzir significativamente o investimento na organização deste evento. “Vivemos tempos difíceis que nos exigem muitos reajustamentos ao nível da governação autárquica”, frisa o autarca.

Afirmando que durante estes nove anos, passaram pelo palco da EXPOH muitos dos melhores artistas da música portuguesa, José Carlos Alexandrino refere que este evento de verão é e continuará a ser um certame de referência na região centro do país, mas também explica que nove anos depois da primeira edição, o certame precisa “obrigatoriamente de dar um salto qualitativo e tem forçosamente que ser projetado dentro de um novo conceito.

Tínhamos esse projeto em mente e mantemos essa ambição, mas depois da tragédia que assolou o concelho, este não é, decididamente, o ano para provocar esse momento de viragem”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE