Política

Presidente da República quer “visão de conjunto” na saúde e não apenas “apagar fogos pontuais”

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 20-06-2022

O Presidente da República defendeu hoje a necessidade de “uma visão de conjunto” para o setor da saúde, alertando que “apagar fogos setoriais pontuais” pode levar a questão de fundo a ser “empurrada com a barriga para a frente”.

PUBLICIDADE

À margem da sessão de encerramento da conferência “Dez anos do Conselho das Finanças Públicas”, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado pelos jornalistas sobre os problemas que se têm registado nas urgências de vários hospitais e se a ministra da Saúde teria condições para continuar.

O chefe de Estado repetiu, por várias vezes, que “o problema não é da pessoa A, da pessoa B, ou da pessoa C” e “nem sequer de um Governo, deste ou de outros”.

PUBLICIDADE

publicidade

“O problema de fundo é estrutural (…) Se quiser é um bocadinho de haver políticas diferentes entre governos, isto exige uma certa estabilidade de políticas”, defendeu.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que o Governo não está em funções sequer há três meses e defendeu que, numa altura em que a pandemia da covid-19 se estará a resolver, é o momento de “fazer o balanço do SNS” e, “numa visão de conjunto”, “repensá-lo”, avaliar quais os meios e definir o que é prioritário.

PUBLICIDADE

“Outra maneira é: vamos apagando os fogos, apaga-se esta semana um fogo, daqui a 15 dias apaga-se outro fogo. O grande problema disso é que acaba por se apagar fogos setoriais pontuais, e a questão de fundo vai sendo empurrada com a barriga para a frente”, afirmou.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE