Coimbra

Presidente da República lamenta a morte de Romero Magalhães

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 24-12-2018

 

PUBLICIDADE

Através de comunicado publicad0 no site da Presidência da Republica. Marcelo Rebelo de Sousa manifesta o seu pesar pelo falecimento do Prof. Joaquim Romero Magalhães e apresenta as condolências à Família e Amigos.

PUBLICIDADE

publicidade

Joaquim Romero Magalhães, faleceu hoje, em Coimbra, aos 76 anos, tendo sido decretados três dias de luto académico.

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi em Coimbra que, no início da década de 1960, se empenhou no movimento associativo e na contestação ao regime, tendo sido eleito presidente da Associação Académica. Depois da Revolução, desempenharia outros cargos, como Secretario de Estado da Orientação Pedagógica e Presidente da Assembleia Municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

Manteve uma longa ligação à Faculdade de Economia de Coimbra, como professor, catedrático e Presidente dos conselhos Diretivo e Científico, e também ensinou na École des hautes études en sciences sociales, em Yale e na Universidade de São Paulo, tendo recebido diversas distinções brasileiras pelos seus estudos acerca do Brasil colonial.

Entre outros trabalhos, Romero Magalhães destacou-se na investigação da Inquisição, do municipalismo e da República, tendo coordenado um dos volumes da “História de Portugal” do Prof. José Mattoso. Dirigiu a Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, um bom precedente para alguns debates atuais.

Nascido em Loulé, sempre se interessou por temas algarvios, nomeadamente económicos, e a Universidade do Algarve atribuiu-lhe há semanas o Doutoramento Honoris Causa.

A SERVILUSA – Agências Funerárias, enquanto empresa prestadora de serviços funerários, informou que o féretro de Joaquim Antero Romero Magalhães, estará em câmara ardente amanhã dia 25 de dezembro a partir das 15H00 no Centro Funerário Nossa Senhora de Lurdes (Capela Ressurreição) em Coimbra.

Pelas 09:15 horas do dia 26 de dezembro, será trasladado para a Capela da Universidade de Coimbra, onde chegará pelas 10:00 horas.

As exéquias fúnebres terão o seu inicio pelas 14:00 horas do dia 26 de dezembro, seguindo, após as mesmas, para o Crematório de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE