Política

Presidente da República espera que idas de António Guterres à Rússia e Ucrânia levem à paz “mais depressa”

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 23-04-2022

 O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou hoje o voto de que as idas do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, a Moscovo e Kiev, conduzam à paz na Ucrânia “mais depressa do que devagar”.

PUBLICIDADE

Falando na cerimónia do centenário da Misericórdia de São João da Madeira, no distrito de Aveiro, Marcelo Rebelo de Sousa quis “formular o voto de que a próxima visita do secretário-geral das Nações Unidas à Federação Russa, e certamente depois também o contacto com a República da Ucrânia, possa permitir a abertura de um caminho que conduza à paz”.

“E que conduza à paz mais depressa do que devagar”, acrescentou o chefe de Estado perante um auditório cheio no município sanjoanense, pertencente à Área Metropolitana do Porto (AMP).

PUBLICIDADE

Para Marcelo Rebelo de Sousa, a rapidez na resolução do conflito “significaria não apenas o abreviar do sofrimento do povo martirizado da Ucrânia, mas também das angústias, das preocupações e das perturbações graves na vida de milhões” em todo o mundo, “e de milhões de portugueses em particular”.

Posteriormente, em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia, o chefe de Estado conasiderou “um bom sinal” a possibilidade de contacto com os presidentes russo e ucraniano, e “abre uma janela de esperança”.

PUBLICIDADE

publicidade

Marcelo Rebelo de Sousa frisou que “tem havido declarações” da parte russa “no sentido de continuar a guerra e até dizer o que quer fazer com essa guerra, na parte sul da Ucrânia”, desejando ver “uma pista de aproximação entre as duas partes” no conflito, que “abrevie a guerra” e ponha fim “à segunda fase da guerra”.

“Vamos esperar que isso seja possível e que haja, verdadeiramente, da Federação Russa, uma abertura consistente, efetiva, e verdadeira ao diálogo”, disse o Presidente da República.

Questionado acerca de uma possível visita a Kiev, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou abertura, considerando que a disponibilidade a essa viagem “seria também a do Presidente da República Portuguesa”.

“Na medida em que venha a ser possível, e venha a ser entendido como útil, acho que fica muito bem esse passo, porque o Presidente Zelensky fez determinados pedidos a Portugal e Portugal tem correspondido a esses pedidos mais variados”, acrescentou.

No entanto, o chefe de Estado português disse que atualmente não há nenhum plano para essa eventual viagem.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, visitará Moscovo, na Federação Russa, no dia 26 de abril, onde irá encontrar-se com o Presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo nota enviada pelas Nações Unidas na sexta-feira, Guterres terá em Moscovo uma reunião de trabalho e um almoço com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, e será recebido pelo Presidente Vladimir Putin.

Hoje, foi também anunciado que António Guterres vai visitar a Ucrânia na próxima semana, após reunir-se em Moscovo com o Presidente russo Vladimir Putin, informou o porta-voz do líder da ONU.

“O secretário-geral irá visitar a Ucrânia na próxima semana. Terá uma reunião de trabalho com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, e será recebido pelo Presidente, Volodymyr Zelenskyy, a 28 de abril”, pode ler-se na nota enviada às redações.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE