Política

Presidente da República alerta para “impaciência cívica” e defende justiça “implacável” 

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-12-2019

O Presidente da República alertou hoje para o sentimento de “impaciência cívica” com o tempo da investigação judicial e defendeu que a justiça tem de ser “implacável no combate à criminalidade, sem exceções”.

PUBLICIDADE

Marcelo Rebelo de Sousa deixou estas mensagens numa intervenção de vinte minutos na sede da Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, após uma visita a estas instalações, fechada à comunicação social.

O chefe de Estado congratulou-se com “a compreensão da necessidade de mais meios nesta instituição como noutras encarregadas da investigação em matéria criminal” por parte do Governo e realçou que “cerca de 220 novos efetivos estarão ao serviço de Portugal nesta instituição até ao fim do próximo ano”.

PUBLICIDADE

No final do seu discurso, declarou “o seu apoio inequívoco e incondicional” à PJ, referindo saber que “a vida é feita de sucessos e também de insucessos” e acrescentando que “esse apoio não pode depender de humores pessoais, circunstâncias conjunturais, porque é o apoio de quem representa todos os portugueses”.

“Não é um apoio pessoal, é um apoio institucional”, frisou.

PUBLICIDADE

publicidade

Perante dezenas de dirigentes e funcionários da PJ, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que “é a sociedade portuguesa que exige que se seja implacável no combate à criminalidade, sem exceções”.

“Ninguém está acima da Constituição e da lei, rigorosamente ninguém – mais poderosos, menos poderosos, no poder político, como no poder económico, como no poder social”, reforçou, acrescentando: “Isto exige uma devoção vossa constante, vossa e de outras instituições”.

O Presidente da República considerou depois que “é ingrata a missão” da PJ, não só “porque a criminalidade é cada vez mais sofisticada”, mas também “porque o escrutínio público é cada vez mais elevado, e é bom que assim seja, em democracia”.

“Há uma impaciência cívica, que quer resultados rápidos, eficientes – seguros, competentes mas rápidos”, alertou Marcelo Rebelo de Sousa, concluindo: “Compatibilizar essas várias componentes não é fácil. Por isso vos agradeço esta vossa dedicação”.

À saída da sede da PJ, em resposta aos jornalistas, o chefe de Estado disse que “estava a falar em impaciência cívica dos cidadãos em relação à investigação criminal”.

“Às vezes, com o que há de criminalidade, todos os dias, e cada vez mais sofisticada, desde o momento em que é noticiada uma nova situação, cria-se uma expectativa da investigação imediata e de resultados imediatos da investigação. Isso é uma pressão temporal enorme sobre as instituições de investigação, era disso que eu queria falar”, adiantou, tendo ao seu lado o diretor nacional da PJ, Luís Neves.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE