Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Educação

Presidente da República aconselha humildade e que se faça “das tripas coração” no novo ano letivo

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 11-09-2020

 O Presidente da República aconselhou hoje humildade para corrigir o que correr menos bem no novo ano letivo, que anteviu complexo devido à pandemia de covid-19, e considerou que vai ser preciso “fazer das tripas coração”.

PUBLICIDADE

Marcelo Rebelo de Sousa falava em resposta aos jornalistas no final da inauguração da exposição e lançamento do livro “A cidade que não existia”, de Alfredo Cunha, na Galeria Municipal Artur Bual, na Amadora.

PUBLICIDADE

publicidade

Questionado sobre o início do novo ano letivo, o chefe de Estado começou por defender a importância do ensino presencial, alegando que “o ensino não presencial não é verdadeiramente ensino completo”.

“Agora, isso obriga a um esforço que, eu percebo os professores e os sindicatos dos professores, é muito difícil, percebo os pais e associações de pais, é muito difícil, percebo os jovens, porque para eles ainda é mais difícil. Mas vamos ter de lidar com isto, quem sabe, meia dúzia de meses”, acrescentou.

PUBLICIDADE

Marcelo Rebelo de Sousa realçou que este ano letivo “provavelmente não é perfeito, foi posto de pé no meio de uma pandemia, com o ano letivo anterior ainda a terminar e com muito pouco tempo”.

“Por isso é que temos de ter a humildade, mas também a honestidade de, sempre que não estiver a correr bem, tentar corrigir. Aumentar a capacidade de rastreio, ou seja, de testagem, sempre que possível – e o Governo já disse que ia tentar fazê-lo. E fazer das tripas coração, porque esta situação continua a ser em muitos aspetos, em Portugal como noutros países, imprevisível, no tempo que vai durar, na forma de que se vai revestir e nos desafios que coloca”, aconselhou.

O Presidente da República referiu que “a previsão última é que não há vacina provavelmente antes de fevereiro ou março” e pediu “espírito coletivo” e que se transforme “a preocupação” com o regresso à escola “em ação” conjunta.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com