Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Presidente da República diz que Jogos Europeus Universitários em Coimbra são “momento único”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 15-07-2018


PUBLICIDADE

O Presidente da República afirmou, esta noite, que os Jogos Europeus Universitários que decorrem em Coimbra são um “momento único” para a cidade, para a sua universidade e para o país.

A organização do evento multidesportivo, que junta 3150 atletas de 300 instituições de ensino superior europeias, é “uma vitória para a Universidade de Coimbra, para Coimbra e para Portugal e para o desporto universitário português”, vincou Marcelo Rebelo de Sousa, recordando que este é o maior evento multidesportivo que já se realizou em Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

“É excecional. É um momento único, este”, salientou o Presidente da República, que falava os jornalistas no final da cerimónia de abertura dos Jogos, na noite de domingo, onde foi recebido por jovens estudantes que gritavam pelo seu nome e que se multiplicavam em pedidos de ‘selfies’ junto do Chefe de Estado.

PUBLICIDADE

Para Marcelo Rebelo de Sousa, esta “é uma oportunidade única para Coimbra, para a sua universidade e para Portugal”, disse, considerando uma “honra” o país receber os Jogos Europeus Universitários.

Durante a cerimónia de abertura, o Presidente da República pediu aos estudantes para que aproveitem ao máximo a sua estada no país.

Num discurso breve, pediu ainda para que os estudantes atletas estrangeiros, quando se forem embora, se lembrem dos portugueses.
“Não se esqueçam destes Jogos, de Coimbra, de Portugal”, referiu.

Também na cerimónia, o ministro da Educação e do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, elogiou a “grande conquista” da organização dos Jogos, e salientou que “para todos os atletas estar a participar já é uma vitória inspiradora”.

“Durante os Jogos, cada um de vós é um habitante da fantástica Universidade de Coimbra”, rematou.

O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, destacou o “legado que vai durar décadas” dos Jogos, em particular devido à recuperação do Estádio Universitário, enquanto o presidente da Associação Académica de Coimbra, Alexandre Amado, desejou para os Jogos um “tempo de solidariedade, propósito comum e identidade”.

Depois de um desfile de todas as instituições de ensino superior representadas, a cerimónia prosseguiu com discursos do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Daniel Monteiro, e do presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, ainda que parte da assistência já tivesse abandonado o espaço.

No final, Marcelo Rebelo de Sousa declarou oficialmente abertos os Jogos, pedindo uma competição que seja “um exemplo da cultura universitária e dos valores olímpicos”, terminando com um espetáculo de ‘video mapping’.

A quarta edição dos Jogos Europeus Universitários decorre até 28 de julho e traz 13 desportos diferentes a Coimbra, com a participação de cerca de 4.500 atletas – a sua maioria campeões nacionais universitários nas 13 modalidades em competição, entre eles meio milhar de portugueses -, de 300 universidades de 40 países.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com