Coimbra

Presidente da Câmara de Pombal pede compromisso para cuidados de saúde primários

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-11-2020

O presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus, pediu hoje um compromisso para os cuidados de saúde primários e considerou que se não for feito o concelho acentuará o seu atraso nesta área.

PUBLICIDADE

“Se as condições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) há muito constituem preocupação para a generalidade dos autarcas e, em particular, para as juntas de freguesia, parece ter chegado a hora de definitivamente nos envolvermos na redefinição da rede de cuidados de saúde primários e de concebermos uma solução fiel aos princípios do SNS”, afirmou Diogo Mateus no discurso na cerimónia do Dia do Município, em Pombal.

PUBLICIDADE

Para Diogo Mateus, a solução deve respeitar “o atual quadro legislativo” e, simultaneamente, ser “capaz de responder às exigências qualitativas e quantitativas que os cidadãos procuram”, como “proximidade, acessibilidade, disponibilidade, fiabilidade, quadros médicos e técnicos mobilizados e devidamente equipados em instalações e meios”, assim como horários alargados, carta compromisso, “articulação com os poderes locais e acompanhamento público dos objetivos e resultados”.

“Este terá de constituir um compromisso do nosso concelho e município. Porventura, será o compromisso político mais importante que teremos de saber construir com apoio de todos os partidos e forças políticas, com um verdadeiro e intenso sentido municipal”, disse o autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

No discurso enviado à agência Lusa, Diogo Mateus sustentou que este deve ser “um compromisso de médio longo prazo, que, após a respetiva discussão e decisão, seja executado por quem quer que seja ou venha a ser o executivo municipal”.

“Se não o soubermos fazer, Pombal acentuará o seu atraso nos cuidados de saúde primários, perderá oportunidades, não está na linha da frente na captação de clínicos e técnicos, não aproveitará fundos, eternizará as diferenças existentes entre unidades de saúde familiar e unidades de cuidados de saúde personalizados, e não estará ao nível das preocupações e desejos legítimos dos pombalenses”, declarou.

O presidente deste município do distrito de Leiria apelou também para que se abdiquem de “tricas partidárias mesquinhas e irrelevantes” e “assumam-se prioridades e compromissos”, para se trabalhar para a população “com sentido de elevação, critério e a mais alta exigência”.

A cerimónia do Dia do Município incluiu o descerramento de uma placa no Jardim do Cardal que homenageia todos os que os que no concelho se têm empenhado no combate à pandemia de covid-19.

Pombal é o concelho do distrito de Leiria com mais óbitos devido ao novo coronavírus, 14 no total, segundo o boletim da Comissão Distrital da Proteção Civil de Leiria divulgado hoje às 01:39.

De acordo com o documento, desde o início da pandemia, em março, o concelho regista 271 casos de covid-19, permanecendo 75 ativos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE