Coimbra

Presidente da Câmara da Lousã diz ser “urgentíssimo” projeto do Metro Mondego

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 06-11-2013

O presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes, considerou hoje “urgentíssimo” que o Governo dê continuidade ao projeto do Metro Mondego no Ramal da Lousã, no qual já foram investidos cerca de 140 milhões de euros suportados pelo Estado.

PUBLICIDADE

“Vejo com muito desagrado e angústia a falta de resposta da tutelas aos ofícios que enviámos, porque há muito dinheiro investido a degradar-se que, a não ter continuidade, será desbaratado”, disse o autarca socialista à agência Lusa.

O Ramal da Lousã foi desativado há quase quatro anos, estando concluída, no âmbito do projeto, parte das empreitadas entre Alto de São João (Coimbra) e Serpins (Lousã), correspondentes à Linha Verde, primeira fase do Metro Mondego (MM), e que representam um investimento de cerca de 140 milhões de euros, incluídos num montante global de 447 milhões de euros.

PUBLICIDADE

publicidade

Faltam as obras até Coimbra B e os trabalhos de colocação de plataformas na via, dos carris, bem como de toda a catenária (sistema de alimentação elétrica) – que foram suprimidos no final de 2010 – nas duas empreitadas parcialmente concluídas.

“Há muito trabalho já feito que permite candidatar o projeto a fundos comunitários, pelo que deve ser uma das prioridades do Governo, numa altura em que está a ser feita a listagem de projetos prioritários para o novo quadro comunitário de apoio”, frisou Luís Antunes.

PUBLICIDADE

O autarca considera “urgentíssimo” que o Governo, o ministro da Economia e o secretário de Estado dos Transportes, sobretudo, “sejam coerentes com tudo o que tem sido assumido e diligenciem rapidamente no sentido do projeto ter continuidade”.

Numa carta enviada em agosto ao ministro da Economia, Pires de Lima, da qual diz não ter obtido resposta, o presidente do município da Lousã recordou que a implementação do projeto “não corresponde a um novo serviço alicerçado em novas infraestruturas, mas sim à qualificação de um serviço centenário, cuja modernização esteve em curso, sendo visíveis no terreno os avultados investimentos já feitos”.

Já no âmbito da iniciativa CRER 2020 – Competitividade Responsável, Estruturante e Resiliente, promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, o autarca assumiu que a concretização do projeto Metro Mondego “é uma revindicação justa e pertinente das populações que, desde 2009, se viram privadas – porque o serviço está suspenso – do transporte ferroviário, com a perspetiva da implementação de um serviço mais moderno e qualificado”.

Luís Antunes sublinhou ainda “que a sub-região de Coimbra e os municípios da Lousã e Miranda do Corvo apresentam evidentes problemas de mobilidade, decorrentes da situação em que se encontra o projeto e que carecem, urgentemente, de ser resolvidos”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE