Portugal
Presidenciais: Gouveia e Melo critica Mendes e Ventura por terem participado no Conselho de Estado
Gouveia e Melo criticou Marques Mendes e André Ventura por terem participado hoje na reunião do Conselho de Estado, num momento em que ambos são candidatos presidenciais, e também o “neoliberalismo” do seu opositor Cotrim Figueiredo.
O candidato presidencial assumiu estas posições em declarações aos jornalistas, no início de uma visita à Feira de São Gonçalinho, em Aveiro, por onde também andou o seu adversário na corrida a Belém Cotrim Figueiredo.
PUBLICIDADE
Sobre a reunião de hoje do Conselho de Estado, dedicada às questões da Ucrânia e da Venezuela, mas que terminou sem conclusões, o ex-chefe do Estado-Maior da Armada classificou esses dois temas como sendo da maior importância, mas considerou que, no plano ético, André Ventura e Marques Mendes não deveriam ter participado.
“Os dois candidatos deviam ter evitado essa participação, pelo menos enquanto são candidatos, mas fica-lhes na consciência terem feito isso. Quando nos predispomos a exercer uma determinada função, há coisas que em termos éticos não devem ser feitas. Fica-lhes na consciência deles e na apreciação dos portugueses”, declarou o almirante.
Gouveia e Melo desdramatizou um eventual encontro com Cotrim Figueiredo na Feira de São Gonçalinho, em Aveiro, e também pretendeu não valorizar a alegada tendência crescente que o eurodeputado liberal tem registado nas sondagens.
Perante os jornalistas, Gouveia e Melo rejeitou ser contra os liberais, mas contrapôs: “O neoliberalismo excessivo, depois não pode ser disfarçado, quando se fala de assuntos resolvidos pelo Estado Social”.
Interrogado sobre o facto de o candidato apoiado pelo PSD/CDS, Marques Mendes, também ter criticado a existência de uma excessiva politização na saúde, o almirante manifestou-se satisfeito por o seu adversário “repetir” a sua posição.
“É bom sinal. É sinal de aquilo que eu digo faz sentido. Na quinta-feira, disse claramente qual era o meu diagnóstico sobre a situação na saúde. Pelos vistos, o meu diagnóstico passou a ser o diagnóstico dos outros candidatos a partir de hoje. Isso é muito positivo”, acrescentou.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE