Política

Presidenciais: Cotrim Figueiredo pede aos portugueses para irem votar

Notícias de Coimbra com Lusa | 19 minutos atrás em 18-01-2026

Imagem: António Pedro Santos EPA/LUSA

O candidato presidencial Cotrim Figueiredo pediu hoje aos portugueses para irem votar e não desperdiçarem a oportunidade de escolherem o próximo Presidente da República.

“Venham votar, não desperdicem, não deixem os outros escolherem por vós”, disse o também eurodeputado depois de votar na Escola Básica Marquesa de Alorna, em Lisboa.

Acompanhado de um dos filhos e de uma das netas, Cotrim Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), lembrou que a escolha do sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa é algo importante para as pessoas.

PUBLICIDADE

“Façam deste dia das eleições o dia da festa da democracia e mostrem que é possível mudar Portugal”, assinalou.

O antigo líder da IL espera que haja uma “grande queda da abstenção” e que a campanha eleitoral “que nem sempre foi muito esclarecedora” possa resultar num número de votantes “muito maior”.

E, nessa sequência, Cotrim Figueiredo voltou a apelar aos portugueses para irem votar e para levarem a família, tal como ele fez, porque está um dia bonito.

“Eu gosto muito de eleições. É o dia em que a democracia se torna viva, que as pessoas escolhem o seu futuro”, apontou.

O candidato presidencial, que assumiu estar “muito otimista, confiante e tranquilo, contou que vai passar o dia com a família.

Mais de 11 milhões de eleitores são hoje chamados a escolher o novo Presidente da República, que irá suceder a Marcelo Rebelo de Sousa, que atingiu o limite de mandatos, sendo 11 os candidatos aceites, um número recorde.

As mesas de voto abriram às 08:00 e encerram às 19:00, em Portugal Continental e na Madeira, fechando uma hora depois nos Açores, devido à diferença horários.

Esta é a 11.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE