Política

Presidência (PSD) Aguiar à Assembleia Municipal de Penela destoa do executivo

Rui Avelar | 44 minutos atrás em 02-11-2025

Embora Eduardo Santos (PS) tenha sido reeleito para liderar a Câmara de Penela, a presidência da Assembleia Municipal acaba de ser conquistada por Tiago Aguiar (PSD).

A eleição de Tiago Aguiar, advogado, impediu a recondução de António Mendes Lopes, engenheiro civil, para presidir ao órgão de fiscalização da Câmara Municipal.

O autarca proposto pelo PSD alcançou 10 votos e o candidato patrocinado pelo PS obteve nove.

PUBLICIDADE

Dos 15 membros do órgão fiscalizador com assento mediante voto directo dos munícipes, oito são socialistas e sete social-democratas. Porém, os presidentes de juntas de freguesias também são membros da AM, sendo que o PSD fez eleger três (Cumeeira, Espinhal  e Podentes) e o PS só conquistou a liderança da União de Freguesias penelense.

Mendes Lopes, antigo vereador socialista, acalentava a esperança de ser reeleito para a presidência da Assembleia em função da vantagem apenas tangencial dos social-democratas e de rumores segundo os quais o cabeça de lista do PSD para a AM, Paulo Sousa, poderia destoar dos companheiros na votação.

Para explicar as lideranças de Eduardo Santos e Tiago Aguiar avulta o episódio eleitoral de Cumeeira, terra natal de António Arnaut (falecido), que foi co-fundador do Partido Socialista e criador do Serviço Nacional de Saúde.

O PSD conquistou a presidência daquela Junta apesar de o candidato socialista, João da Paz Pires, ser membro do executivo de 2021-2025 liderado por Pedro Alves (PS). Acresce que a mulher de Pires, Edite Simões, foi eleita vereadora, há quatro anos, e acaba de ser reconduzida.

Curiosamente, Mendes Lopes também é natural de território da freguesia de Cumeeira, tal como a mãe do novo presidente da AM penelense.

Tiago Aguiar declarou a NDC que a AM é a “casa da democracia” no Município de Penela, “onde o futuro se constrói em conjunto, independentemente das legítimas diferenças”.

“Tenciono exercer a presidência da Assembleia Municipal com sentido de responsabilidade, assumindo o compromisso de trabalhar com seriedade, imparcialidade, transparência e verdadeiro espírito democrático”, acentuou o advogado, em cujo ponto de vista o cargo autárquico o investe na “missão de construtor de pontes”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE