Coimbra

“Presépios do Mundo” em Mortágua

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 02-12-2016

 

PUBLICIDADE

No Centro de Animação Cultural de Mortágua está patente a Exposição “Presépios do Mundo”, que constitui uma mostra da vasta coleção particular de Filomena Xavier.

unnamed-8

PUBLICIDADE

publicidade

Nesta Exposição, promovida pelo Município, podem ser apreciados cerca de centena e meia de presépios, originários de dezenas de países, dos cinco Continentes, e construídos com os materiais mais diversos, prevalecendo os materiais simples e tradicionais.

Está inserida no programa de animação de Natal dinamizado pelo Município, que integra um conjunto de atividades culturais e lúdicas, dirigidas a toda a população e especialmente aos mais novos, bem como iniciativas de cariz solidário.

PUBLICIDADE

 

Filomena Xavier nasceu em Boticas, Trás-os-Montes, no dia 25 de Dezembro de 1944. Reside atualmente na Figueira da Foz mas tem ligações familiares em Mortágua. É licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Industrial do Porto e foi professora do Ensino Secundário até à data da sua aposentação.

Começou a colecionar presépios em 2004, quando uma das filhas lhe perguntou que presente queria receber e ela sugeriu um presépio. “Sempre houve uma certa paixão pelo presépio, talvez porque eu nasci numa noite de Natal, em Trás-os-Montes, com muita neve. A minha mãe sempre cultivou muito o presépio, e portanto ficou sempre essa ideia”, conta.

A partir daí numa mais parou. Os filhos, os amigos, traziam pelo Natal ou quando iam de viagem, ela própria foi comprando. Ao longo dos anos foi recebendo e adquirindo presépios, possuindo atualmente uma coleção de quase mil presépios, entre nacionais e estrangeiros.

Há cerca de seis anos começou também a construir os seus próprios presépios. “A minha formação académica é Físico-Química, sempre gostei muito de mexer em materiais, de transformar”.

A Exposição “Presépios do Mundo” estará patente no Centro de Animação Cultural até ao dia 6 de Janeiro, no seguinte horário: Seg. a sexta das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30; Sábados das 10h30 às 13h00 e das 20h00 às 22h00 e aos domingos das 20h00 às 22h00.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE