Primeira Página

Presépio tradicional em Miranda do Corvo demora 15 dias a preparar

Susana Brás | 2 meses atrás em 10-12-2023

Lídio Caetano montou um presépio com cerca de 40 metros quadrados e com mais de 300 peças em Miranda do Corvo.

PUBLICIDADE

A “obra” demorou cerca de 15 dias a preparar e contou com a ajuda dos funcionários da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo. ” Todos os dias dedicávamos quatro horas”, contou ao Notícias de Coimbra, o mentor do presépio que está exposto até janeiro no espaço de coworking do Mercado Municipal da vila.

PUBLICIDADE

O presépio está dividido em vários cenários: um onde se vê o menino Jesus, Maria e José, mas também quadros típicos como uma taberna, o trabalho na agricultura, ou mesmo o ferreiro.

PUBLICIDADE

publicidade

Os riachos, rios e pontes também fazem parte desta obra, onde é possível ver atividades ligadas à pastorícia ou à pesca.

Num patamar superior, é possível ver um castelo, com figuras em movimento e ainda um moinho.

PUBLICIDADE

“A paixão começou com os meus pais”, conta o artista, recordando que “o pai fazia o presépio num canto da sala lá em casa”.

Lídio Caetano retoma esta tradição depois de 12 anos a viver em Espanha. “Quando regressei a Portugal, senti a necessidade de voltar a fazer o presépio”.

A figura mais antiga tem “25 anos”, conta este homem de 52 anos.

“Gosto de dar a conhecer” , adianta, salientando que ao longo dos anos foi comprando e criando mais peças, umas com movimento” para aumentar a sua coleção.

O presépio, com entrada gratuita,  pode ser visitado no primeiro piso do Mercado Municipal de Miranda do Corvo até 7 de janeiro às quartas-feiras (09:00 às 12:30) e aos sábados (14:30 às 19:00).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com