Primeira Página

Presépio tradicional dos Voluntários da Figueira da Foz precisa de mais espaço

António Alves | 4 meses atrás em 21-12-2023

O Presépio tradicional dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz já não tem condições para crescer mais. Instalado numa área de 12 metros quadrados do quartel da corporação, tem expostas mais de 2.000 figuras, mas a limitação do espaço leva a que fiquem de fora mais de meio milhar de peças e muitas casas feitas de material reciclado pelo antigo bombeiro Luís Caldeira. 

PUBLICIDADE

“Temos todas as condições para fazer um presépio maior e com outra envergadura”, disse o autor ao Notícias de Coimbra.

Para o colocar de pé, Luís Caldeira precisa de mais de 20 dias pois uma boa parte da estrutura encontra-se eletrificado. Há que ter também em conta o facto de que, na disposição das peças, é preciso ter algum cuidado, obrigando dessa forma a “que tenha “de “andar acima e abaixo na estrutura”

PUBLICIDADE

As peças são dispostas entre o musgo, a areia, pedras e cursos de água que ali são colocados. Para ajudar a compor o cenário, Luís Caldeira constrói casas típicas portuguesas recorrendo a material reciclado.

Muitas dessas construções também ficam de fora pela falta de espaço, o que não impede de que ano após ano quem visita o presépio encontre sempre algumas novidades na decoração. “Nunca é igual, todos os anos faço diferente”, disse.

PUBLICIDADE

publicidade

Carregue na galeria e veja algumas imagens do presépio

Até este ano, Luís Caldeira tem assumido sozinho a responsabilidade da construção do presépio. Mas, como “a idade pesa”, já solicitou à direção da corporação a disponibilidade de dois elementos para, em 2024, o ajudar.

O objetivo, como recordou, é que com o passar dos anos passem esses mesmos elementos a ter a responsabilidade de colocar de pé esta estrutura. “O presidente da direção (Lídio Lopes) já prometeu que iria arranjar um ou dois sucessores para não deixar morrer isto”, disse.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Luís Caldeira

Quanto ao novo espaço para a instalação de um presépio maior, o bombeiro na reserva reconheceu que o quartel tem locais onde é possível aumentar a área de exposição. Fazer no exterior é que não lhe agrada muito, pois já teve uma má experiência devido à vontade que as pessoas têm de mexer nalgumas das peças expostas.

O presépio pode ser visitado diariamente no quartel dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz até ao dia 7 de janeiro de 2024. Mas, se preferir, pode ficar apenas no exterior do edifício, já que ele foi construído junto a uma das zonas de saída das viaturas da corporação.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com o presépio dos Voluntários

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE