Coimbra

Prepare-se! Trânsito alternado na Avenida Fernão Magalhães a partir de quarta

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 14-07-2025

A partir de quarta-feira, 16 de julho, a Avenida Fernão Magalhães vai entrar numa nova fase das obras do troço urbano do Metrobus e da renovação das infraestruturas no subsolo da Águas de Coimbra, dando continuidade aos trabalhos que têm vindo a ser executados.

O condicionamento do trânsito que será implementado nesta fase dos trabalhos, limitando a circulação automóvel a uma via de sentido reversível, foi planeado para coincidir com o habitual período de redução do tráfego rodoviário na cidade, resultante da interrupção da atividade escolar e será levantado antes do início do novo ano letivo. Esta medida implica uma reorganização temporária do trânsito, conforme o esquema apresentado na imagem abaixo:

Uma imagem com fotografia aérea, Design urbano, texto, Vista aérea

Os conteúdos gerados por IA podem estar incorretos.

A redução da circulação a uma única via justifica-se por razões de segurança tendo em conta a profundidade das valas e a sua localização central na faixa rodoviária, devendo a circulação alternada ser regulada por semáforos.

PUBLICIDADE

As paragens dos SMTUC, existentes na Av. Fernão de Magalhães, mantêm-se nos locais já estabelecidos atualmente e a circulação pedonal manter-se-á salvaguardada, assim como a circulação de veículos de emergência.

As intervenções que têm vindo a ser realizadas consistem em trabalhos de renovação das redes de água e drenagem, construção de infraestruturas técnicas de comunicação e energia para o sistema Metrobus, construção do canal dedicado ao Metrobus, repavimentação da via, melhoria da iluminação pública e reorganização da sinalização e segurança. 

Agradece-se a compreensão de todos os munícipes face ao condicionamento e apela-se ao cumprimento da sinalização temporária, de forma a garantir a segurança e a boa execução dos trabalhos.

Para facilitar a adaptação a esta nova fase dos trabalhos e minimizar eventuais impactos na circulação, recomenda-se a utilização de aplicações de navegação como o Waze ou o Google Maps. Estas plataformas já incluem a informação sobre as alterações temporárias, permitindo aos condutores escolher os percursos mais adequados, em tempo real.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE