Portugal

Prepare-se! Julho promete ser “escaldante”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 30-06-2023

O mês de julho está aí à porta e deverá ser mais quente do que o habitual, mas sem atingir os valores extremos do ano passado, segundo uma previsão da Meteored Portugal.

PUBLICIDADE

A temperatura poderá situar-se entre 0,5ºC e 1ºC acima da média climatológica. De acordo com o Notícias ao Minuto, a Meteored explica que, mesmo assim, prevê-se uma anomalia térmica positiva ligeiramente maior – entre 1ºC e 1,5ºC – para as regiões do país “correspondentes à parte mais setentrional do distrito de Viana do Castelo, ao Nordeste Transmontano, a pequenas áreas dos distritos de Viseu e Vila Real, à faixa do litoral entre o Porto e Melides (distrito de Setúbal) e à totalidade ou quase totalidade do Alentejo e dos distritos de Lisboa e Santarém”.

Apesar de não estar previsto calor extremo como em 2022, a ocorrência de uma onda de calor não está descartada. “Não se antecipa que isso aconteça nas próximas duas semanas, dado que a previsão aponta para temperaturas próprias da época estival em praticamente todo o país, mas a segunda quinzena poderá trazer um episódio de calor intenso ou prolongado, com valores entre 1ºC e 3ºC acima da média climatológica em Portugal continental, Açores e Madeira”, pode ler-se na notícia.

PUBLICIDADE

Por outro lado, há também a possibilidade da formação de um bloqueio anticiclónico em redor da Escandinávia, o que resultaria “num padrão meteorológico semelhante ao da segunda quinzena de maio e primeiras semanas de junho”.

Quanto à chuva, não há previsão de anomalias significativas.

PUBLICIDADE

publicidade

Julho arranca com Évora, Beja e Setúbal sob aviso amarelo por causa do tempo quente. O aviso estará em vigor entre as 12:00 e as 18:00 de sábado nestes três distritos.

Antes disso, esta sexta-feira, 30 de junho, Faro e a costa sul da ilha da Madeira estão sob aviso, também por causa do tempo quente, segundo o IPMA.

Hoje, as temperaturas máximas deverão rondar os 30º C na generalidade do território, podendo chegar aos 36º em Beja. As mínimas esperadas variam entre os 11º graus em Bragança e os 21º em Portalegre.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE