Na noite de 7 de setembro, os céus de Portugal vão ser palco de um fenómeno celestial impressionante: um eclipse lunar total, durante o qual a Lua ficará tingida de vermelho, conhecido como “Lua de Sangue”.
O evento terá uma duração de 82 minutos, prometendo uma experiência memorável para os observadores.
Segundo especialistas, o eclipse poderá ser visto em boas condições no Algarve e no Interior, sendo visível parcialmente nas regiões de Lisboa, Porto e Madeira. Se o tempo permitir, o fenómeno atingirá o seu ponto máximo entre as 18:30 e as 19:52 GMT.
PUBLICIDADE
“Não só vai ter uma duração de 82 minutos inesquecíveis como também a Lua vai ser tingida de vermelho”, explica a página de astronomia Star Walk. Contudo, como a Lua nasce já com o eclipse em andamento, apenas as localidades mais a leste conseguirão ver a totalidade do fenómeno. Em Bragança, por exemplo, a tonalidade vermelha do satélite será visível durante apenas quatro minutos.
O cronograma do eclipse, em hora de Lisboa, é o seguinte:
- Início do eclipse penumbral: 16:28
- Início do eclipse parcial: 17:27
- Início do eclipse total (Lua vermelha): 18:30
- Máximo do eclipse: 19:11
- Fim do eclipse total: 19:52
- Fim do eclipse parcial: 20:56
- Fim do eclipse penumbral: 21:55
O fenómeno será visível, de forma parcial, para cerca de 88% da população mundial — mais de sete mil milhões de pessoas — e na totalidade para 77%, equivalente a mais de 6,27 mil milhões. O continente americano, porém, não conseguirá observar o eclipse.
Os eclipses lunares acontecem entre duas a três vezes por ano, quando a Lua atravessa a sombra da Terra, impedindo a luz solar direta de alcançá-la. Quando o alinhamento entre Sol, Terra e Lua é perfeito, ocorre o eclipse total, com a atmosfera terrestre a refratar a luz, filtrando a azul e deixando passar a vermelha, que dá à Lua a sua característica cor de sangue.
PUBLICIDADE