Primeira Página

Prepare os casacos, luvas (e coragem): Esta semana Coimbra vai congelar

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 dia atrás em 05-01-2026

Imagem: depositphotos.com

Os primeiros dias de janeiro continuam a ser marcados por frio polar, geadas intensas e episódios pontuais de neve, enquanto a chuva e o vento regressam gradualmente a meio da semana ao território continental.

PUBLICIDADE

publicidade

Após a instabilidade que marcou o início do ano, o domingo, 4 de janeiro, assinala o início de uma transição atmosférica. Durante a tarde, prevê-se um cenário de relativa estabilidade, com abertas de sol e apenas chuva muito fraca e dispersa, sobretudo no Algarve. No entanto, a mudança mais significativa ocorre durante a noite, dá conta a Meteored.

PUBLICIDADE

Entre as 23:00 deste domingo e a 1:00 de segunda-feira, dia 5, a entrada de uma massa de ar polar fará sentir os seus efeitos, com queda de neve no distrito da Guarda e na Serra da Estrela, dando início a um episódio de frio severo.

A manhã de segunda-feira, dia 5, será marcada por um arrefecimento acentuado, com o Norte e grande parte do Centro a registarem temperaturas negativas, variando entre os -7 °C e os 0 °C. Apenas o litoral escapará aos valores negativos, devido à influência marítima. Apesar do céu limpo e da ausência de precipitação, as temperaturas máximas manter-se-ão baixas: entre 4 °C e 10 °C no Norte, 0 °C a 9 °C no Centro e 7 °C a 14 °C no Sul.

Este cenário repete-se na terça-feira, dia 6, com nova manhã de geada intensa e céu geralmente limpo, embora a nebulosidade comece a aumentar a partir da tarde.

Na quarta-feira, dia 7, prevê-se frio persistente, com possibilidade de neve fraca residual nas zonas montanhosas dos distritos de Braga e Vila Real, sobretudo durante a manhã, sem acumulações significativas. As temperaturas mínimas muito baixas deverão afetar toda a região raiana, desde Trás-os-Montes até ao Alentejo. Poderá ainda ocorrer chuva fraca residual ao longo da faixa litoral.

A partir de quinta-feira, dia 8, a estabilidade anticiclónica começa a perder força com a aproximação de um rio atmosférico, responsável pelo regresso da chuva generalizada a Portugal continental. Na sexta-feira, a precipitação poderá tornar-se mais contínua, embora sem caráter severo.

O vento poderá intensificar-se pontualmente, em especial no litoral norte, enquanto as temperaturas deverão recuperar ligeiramente, sinalizando um enfraquecimento temporário do frio polar.

As previsões do IPMA apontam para uma semana marcada por frio nos primeiros dias e pelo regresso gradual da chuva a partir de quarta-feira no concelho de Coimbra.

Esta segunda-feira, dia 5, o céu apresenta-se pouco nublado, com temperaturas a variarem entre os 4 e os 9 graus. O vento sopra de norte, moderado, e a probabilidade de precipitação é reduzida (4%).

A terça-feira, dia 6, será igualmente de céu pouco nublado, com mínima de 1 grau e máxima de 10 graus. O vento será fraco de norte e não está prevista precipitação.

Na quarta-feira, dia 7, o tempo começa a mudar, com previsão de chuva ou aguaceiros fracos. As temperaturas sobem ligeiramente, oscilando entre os 4 e os 13 graus. O vento será fraco de sudeste e a probabilidade de precipitação aumenta para 43%.

A quinta-feira, dia 8, será marcada por chuva fraca ou chuvisco, com temperaturas entre os 6 e os 14 graus. O vento sopra de sudoeste, moderado, e a probabilidade de precipitação atinge os 92%.

Na sexta-feira, dia 9, mantêm-se os aguaceiros fracos, com temperaturas a variarem entre os 8 e os 13 graus. O vento será fraco de noroeste, e a probabilidade de chuva é total (100%).

O cenário indica uma transição do frio seco para um padrão mais húmido, com a precipitação a ganhar expressão na segunda metade da semana.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE