Conecte-se connosco

Lazer

Prémios Europa Nostra distingue projeto Museu na Aldeia de Leiria

Publicado

em

A restauração do Convento dos Capuchos (Sintra) e o projeto Museu na Aldeia (Leiria) foram hoje distinguidos nos Prémios Europeus do Património Cultural Europa Nostra, nas categorias “Conservação e Reutilização Adaptativa” e “Envolvimento e Sensibilização dos Cidadãos”.

Os dois projetos portugueses fazem parte de um grupo de 30, de 18 países diferentes, que foram premiados na 20.ª edição destes prémios, cuja cerimónia de entrega decorrerá em 26 de setembro na República Checa, segundo indica em comunicado o Centro Nacional de Cultura.

A restauração do Convento dos Capuchos, que é gerido pela empresa municipal Parques de Sintra – Monte da Lua (PSML), foi premiada na categoria de “Conservação e Reutilização Adaptativa”.

“A sua localização remota e o mau estado de conservação tornaram o restauro do Convento dos Capuchos especialmente desafiante. Não obstante, a Parques de Sintra – Monte da Lua levou a cabo um restauro de elevada qualidade, que é um exemplo notável para o património humilde e sensível. O convento restaurado estimula o ‘slow cultural tourism’, mais sustentável, ao atrair visitantes para monumentos situados numa zona mais alargada de Sintra”, justificou o júri dos prémios, citado na nota.

Também em comunicado, a PSML explica que “o projeto de restauro se focou na recuperação de todos os edifícios e dos respetivos elementos decorativos. O processo contemplou a limpeza das características peças em cortiça, profusamente utilizadas no convento para isolamento térmico e como material decorativo e de acabamento”.

Citada na nota, a presidente do conselho de administração da PSML, Sofia Cruz, destacou o “empenho e dedicação de todos os colaborares, o que permitiu vencer este prestigiado prémio europeu”, e manifestou a intenção de “continuar a recuperação, requalificação, revitalização e conservação deste património”.

Fundado em 1560, o Convento dos Capuchos é um complexo monástico na floresta primitiva de Sintra, tendo sido habitado por frades franciscanos durante aproximadamente 300 anos.

Viria a ser abandonado em 1834 e atravessou períodos de ausência total de manutenção antes de ser adquirido pelo Estado Português. Em 2000, a sua gestão passou a estar sob a alçada do PSML.

Na categoria de “Envolvimento e Sensibilização dos Cidadãos” foi premiado o projeto Museu da Aldeia, da Câmara Municipal de Leiria, “um programa cultural direcionado a pessoas com mais de 65 anos, que vivem em áreas rurais com acessibilidade reduzida a atividades e eventos culturais”.

Este projeto é cofinanciado pelo POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego) Portugal 2020 e tem como investidor a Câmara Municipal de Leiria, juntando ainda a Rede Cultura 2027.

Integram esta rede 13 museus e 13 aldeias de 26 municípios.

Conta, ainda, com o apoio do Politécnico de Leiria e da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

“A variedade e adaptação das atividades a cada grupo participante faz com que o Museu na Aldeia seja um projeto muito especial. Ao responder a necessidades específicas e aos interesses tanto de jovens, como de idosos, conseguiram assegurar um impacto superior e mais significante. O projeto também demonstra de forma incontestável a relação clara entre o bem-estar e o património cultural,” afirmou o júri dos prémios.

A cerimónia de entrega dos Prémios acontecerá em 26 de setembro, na Ópera Estatal de Praga, e contará com a participação de Mariya Gabriel, comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e de Hermann Parzinger, presidente executivo da Europa Nostra.

Durante a cerimónia, serão anunciados os vencedores do “Grande Prémio” e o vencedor do Prémio “Escolha do Público” (escolhido de entre os projetos vencedores deste ano), a quem serão atribuídos prémios pecuniários de 10 mil euros.

A Europa Nostra é a federação pan-europeia de organizações não-governamentais do património, sendo apoiada por uma ampla rede de entidades públicas, empresas privadas e indivíduos, abrangendo mais de 40 países na Europa e sendo representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link