Coimbra

Prémio Varela Pècurto desafia fotógrafos a captar novas perspetivas de Coimbra (com vídeos)

Zilda Monteiro | 1 ano atrás em 13-12-2022

Depois da forma como Varela Pècurto tão bem homenageou Coimbra, através da lente da sua máquina fotográfica, a Câmara Municipal retribui agora o gesto, ao lançar o Prémio de Fotografia Varela Pècurto.

PUBLICIDADE

Apresentado esta terça-feira, nos Paços do Concelho, este prémio tem como tema “Coimbra em perspetiva”, desafiando os fotógrafos a mostrarem os seus próprios olhares da cidade.

As candidaturas abrem na quinta-feira (15 de dezembro) e vão prolongar-se até 25 de janeiro de 2023. Trata-se da primeira edição deste Prémio, que terá uma periodicidade bienal.

PUBLICIDADE

Durante a apresentação, Francisco Queirós, vereador das Bibliotecas, sublinhou que “a cidade só pode ter uma gratidão imensa pelo trabalho de Varela Pècurto”, sendo este Prémio “um reconhecimento e uma homenagem” a Varela Pècurto, “o alentejano mais conimbricense do mundo”.

Deixou um apelo aos fotógrafos para que concorram e para que, através das suas fotografias, contribuam para “enriquecer o património da cidade” nesta área, já que se irão juntar também ao vasto espólio que o fotógrafo ofereceu ao município.

PUBLICIDADE

publicidade

O presidente da Câmara, José Manuel Silva, recordou que Varela Pècurto “eternizou a cidade” e que agora é a vez de Coimbra lhe retribuir o gesto, “eternizando o seu nome com este Prémio”.

A vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz, destacou também que esta é uma importante homenagem “ao homem e à obra de Varela Pècurto”, um “eterno apaixonado por Coimbra”.

E foi de forma apaixonada e emocionada que Varela Pècurto agradeceu esta homenagem. Bem ao seu jeito, brindou os presentes com algumas das suas muitas histórias de vida, que demonstram o seu amor à cidade mas também à profissão que escolheu. “Fui muito feliz na fotografia. Não trocava a minha escolha por outra qualquer porque eu fui um felizardo, pois gostava daquilo que estava a fazer”, contou.

Hoje com 97 anos, Varela Pècurto já não anda de máquina fotográfica a tiracolo pelas ruas da cidade, uma das suas imagens de marca, mas mantém a mesma paixão de sempre quando fala de fotografia e do seu percurso. Espera que a criação deste Prémio “traga à luz novos talentos” e contribua “ainda para um maior reconhecimento desta arte”. De forma emocionada, assumiu que está “muito feliz e honrado com esta homenagem” de Coimbra que, como sublinhou, será sempre a  sua cidade, a quem doou grande parte do seu legado.

As candidaturas abrem a 15 de dezembro e decorrem até 25 de janeiro. De acordo com o regulamento, podem participar todos os profissionais e amadores de fotografia, com idade superior a 18 anos, portugueses e estrangeiros residentes em Portugal. A participação é individual e gratuita. O júri do concurso será constituído pelo presidente da Câmara de Coimbra, com voto de qualidade em caso de empate; dois profissionais com conhecimentos na área da fotografia, um da autarquia e outro externo; e um representante do Centro de Artes Visuais.

Cada participante pode apresentar até um máximo de cinco fotografias inéditas, a preto e branco ou a cor, em formato digital.

Em cada edição serão atribuídos três prémios pecuniários – o primeiro classificado receberá 3.000 euros, o segundo 2.000 e o terceiro 1.000. Será atribuída ainda uma menção honrosa.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE