Universidade

Prémio Joaquim de Carvalho para João Gouveia Monteiro

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 12-07-2013

O Prémio Joaquim de Carvalho foi atribuído, por unanimidade, à obra Grandes Conflitos da História da Europa. De Alexandre Magno a Guilherme “o Conquistador”, de João Gouveia Monteiro. A cerimónia de entrega vai decorrer no próximo dia 17 de julho, pelas 12h, na Sala do Senado da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

O júri deste Prémio, que “pretende distinguir trabalhos realizados no âmbito da investigação ou da divulgação científica” (art. 1º do Regulamento), entendeu que Grandes Conflitos da História da Europa. De Alexandre Magno a Guilherme “o Conquistador”, como obra de síntese, é o resultado de uma investigação amadurecida ao longo de décadas de estudo e de prática letiva. Além do mais, é uma obra de maturidade que não se dirige apenas a um público de especialistas, mas a leitores que, apesar de não serem especialistas de História ou de História militar, se interessem por temas que lhes permitam compreender a evolução das comunidades humanas e os esteios da Modernidade da Europa.

Obra de investigação e de divulgação científica, Grandes Conflitos da História da Europa tem ainda um outro mérito: escrito numa prosa fluente e viva, prescindindo de aparelhos críticos que se justificariam se se dirigisse apenas a um público de eruditos, favorece uma leitura interessada e atenta e, como repositório sistematizado de muita informação, atrairá o leitor de um modo não somente afetivo mas também racional. Consequentemente, será uma obra de consulta frequente e imprescindível sobre estes temas.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE