Coimbra

Prémio Joaquim de Carvalho atribuído a obra de João Pissarra Esteves  

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 14-12-2020

 

PUBLICIDADE

 A obra “Comunicação política e democracia”, de João Pissarra Esteves, foi escolhida como a vencedora da 11.ª edição do Prémio Joaquim de Carvalho, instituído pela Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC).

PUBLICIDADE

O galardão vai ser entregue na quarta-feira (dia 16), às 17h30, na Sala do Senado da UC. A cerimónia, que terá presenças limitadas (no cumprimento das orientações das autoridades de saúde, no contexto da pandemia de Covid-19), será transmitida em direto para toda a comunidade universitária em www.uc.pt/emdireto.

A obra foi selecionada entre os 80 títulos publicados pela IUC em 2019, tendo sido destacada pelo júri multidisciplinar do Prémio devido ao seu relevo e atualidade. No parecer final, o júri ressaltou o mérito do trabalho ao analisar uma problemática “de grande delicadeza e com uma evolução não esperada em décadas anteriores, mostrando como a comunicação social, um elemento fundamental na implantação das democracias modernas, liberais e representativas, se transformou (…) num fator de risco e mesmo de ameaça para a própria democracia”.

PUBLICIDADE

publicidade

O Prémio Joaquim de Carvalho distingue trabalhos de investigação ou divulgação científica que tenham sido publicados pela IUC no ano imediatamente anterior. O galardão, no valor de 3000 euros, homenageia o académico humanista, republicano e demoliberal Joaquim de Carvalho, figura ímpar da história da IUC e seu último administrador antes da extinção da instituição, decretada em 1934 pelo então Primeiro Ministro António de Oliveira Salazar. A Imprensa da UC só veio a ser reativada em 1998. 

João Pissarra Esteves é Doutor em Ciências da Comunicação e professor agregado nesta especialidade, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (onde exerce funções de Professor Associado). As unidades curriculares da sua regência a nível de estudos graduados e pós-graduados são Sociologia da Comunicação, Comunicação Política e Teorias Sociais Para a Comunicação (licenciatura), Media e Sociedade, Comunicação e Ciências Sociais, Teoria da Comunicação e Sociologia da Informação (mestrados e doutoramentos).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE