Cidade

Prémio Estação Imagem 2020 Coimbra adiado para data a anunciar

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-03-2020

 O prémio de fotografia Estação Imagem 2020 Coimbra, cuja programação decorreria entre 14 de abril e 14 de junho naquela cidade, foi adiado para data a definir, no contexto do combate à pandemia da Covid-19, anunciou hoje a organização.

PUBLICIDADE

“Considerando a ativação do Plano de Contingência do Município de Coimbra para a COVID-19, a evolução do atual surto epidémico que levou a Organização Mundial de Saúde a declarar pandemia e todas as determinações das autoridades para a implementação de medidas de contenção da propagação da doença, impõem que tenha sido adiada e ainda não reagendada a realização do Prémio Estação Imagem 2020 Coimbra, bem como o festival de imagem a ele associado”, anunciaram hoje a Câmara Municipal de Coimbra e a Estação Imagem num comunicado conjunto.

Organizada pela associação cultural Estação Imagem e pelo município de Coimbra, a 3.ª edição do projeto em Coimbra deveria decorrer entre 14 de abril e 14 de junho, estando o anúncio dos vencedores e a cerimónia de entrega inicialmente agendada para 18 de abril, no Convento São Francisco.

PUBLICIDADE

As novas datas serão anunciadas “oportunamente, em face da incerteza quanto à propagação da doença e duração das medidas de contingência, como a restrição da circulação internacional”.

A organização recorda que “a par da presença em Coimbra do júri internacional e da cerimónia de anúncio dos vencedores, o programa para este ano há muito fechado e confirmado inclui ainda nove exposições de grande formato – da maior atualidade e com a colaboração das grandes agências internacionais -, conferências, aulas abertas, visitas guiadas, projeções de documentários e de fotojornalismo internacional e um mercado do livro de fotografia”.

PUBLICIDADE

publicidade

O júri do concurso da edição deste ano é constituído por Patrick Chauvel, fotógrafo de guerra independente homenageado pelo Visa Pour L’Imagem 2019, Brent Stirton, fotógrafo sénior da Getty Images, Goran Tomasevic, fotógrafo da agência Reuters, e João Silva, fotógrafo do quadro do The New York Times desde 2000.

Além de selecionar a reportagem vencedora, o júri também escolherá o vencedor da Bolsa Estação Imagem 2020 Coimbra (que lhe permitirá desenvolver um projeto fotográfico sobre o distrito de Coimbra).

A organização lembra que “estão já abertas as inscrições para o Prémio e Bolsa Estação Imagem 2020 Coimbra”, aos quais “podem candidatar-se os fotojornalistas portugueses, dos PALOP e da Galiza, bem como aos estrangeiros aí residentes”.

Único nesta área, em Portugal, o prémio Estação Imagem é realizado anualmente, desde 2010, tendo as edições de 2010 a 2014 decorrido em Mora, entre 2015 e 2017 em Viana do Castelo e desde 2018 em Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE