Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Prefere apanhar o elevador ou subir as Escadas Monumentais? Sabe quantas são?!

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 09-05-2021

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de abertura de um concurso público para a construção de uma torre de elevadores verticais na encosta lateral direita das Escadas Monumentais. Um investimento previsto de 1,7 milhões de euros para criar uma nova solução de mobilidade, mais confortável e inclusiva, que será resultado da articulação entre a autarquia, a Universidade de Coimbra (UC) e a Metro Mondego S.A.. O objetivo é reduzir o tempo-distância de ligação pedonal entre a futura paragem do Sistema de Mobilidade do Mondego na Praça da República, junto ao Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), e o Polo I da UC.

PUBLICIDADE

A CM Coimbra vai avançar com um concurso público para a instalação de elevadores junto às 125 Escadas Monumentais. Um projeto no âmbito da implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego, uma rede de autocarros elétricos (metrobus) que vai ligar Serpins (Lousã) e Coimbra B, com uma linha urbana até ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, numa extensão total de 42 quilómetros. É precisamente esta linha urbana – do Hospital – que terá uma paragem na Praça da República, junto ao TAGV, e que fará o transbordo dos passageiros que pretendam ir para o Polo I da UC. Neste sentido, e para tornar este curto trajeto mais confortável e inclusivo, a CM Coimbra estudou e produziu um projeto para a instalação de elevadores verticais na encosta lateral direita das Escadas Monumentais.

Um equipamento que pretende vencer uma altura de 125 degraus, aproximadamente 21m, numa projeção de 60m de comprimento. Um dos fatores para esta solução ser considerada a melhor é o facto de os elevadores verticais serem o único sistema que por si só, sem qualquer tipo de adaptações ou complemento, garantem todas as necessidades associadas à mobilidade de cadeiras de rodas, carrinhos de bebé e bicicletas, entre outros, garantindo assim o cumprimento integral do Regime Jurídico da Acessibilidade.

Esta é também a solução que possui maior facilidade de instalação, mais baixos custos de manutenção e cujos componentes mecânicos dos equipamentos se localizam integralmente no interior de um elemento construído, não ficando assim expostos às adversidades meteorológicas.

No sentido da integração urbana na zona, a implantação do elemento vertical do elevador é recuada para meia encosta, correspondendo aproximadamente ao lanço intermédio das escadas. Esta solução permite a criação de uma zona coberta que serve de entrada/saída para o elevador. Nesta praça inferior está ainda comtemplado o reposicionamento, conferindo grande destaque e protagonismo, da escultura “Peço a Palavra!”, da autoria de Carlos Ramos, que foi inaugurada no dia 17 de abril de 2019, durante as comemorações dos 50 anos da Crise Académica de 1969.

Já o acesso superior até à coluna de elevadores será efetuado por um passadiço que pela sua delicadeza e transparência reforça o caracter panorâmico do percurso. Está ainda previsto o enquadramento do quiosque antigo, que se julga edificado no início da década de 40 do século passado, na nova solução urbanística, sendo que será reposicionado depois de devidamente restaurado.

PUBLICIDADE

Toda a arborização da encosta será revista e reforçada por forma a diluir a presença desta nova construção, contribuir para a agradabilidade do local e deixar o maior protagonismo para o elemento histórico mais relevante: as Escadas Monumentais.

O estudo prevê o integral cumprimento das normas regulamentares do funcionamento de elevadores. Assim, está prevista a criação de uma porta de emergência, colocada estrategicamente a meio do percurso vertical. Esta característica garante que não é excedido o limite máximo de altura sem possibilidade de acesso pelos Bombeiros em eventuais ações de socorro.

O preço base para esta empreitada será de 1.759.600 euros (IVA incluído) e o prazo de execução de 450 dias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com