Coimbra

Prefeitura

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 11-11-2022

Uma comitiva de representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), uma associação brasileira de prefeitos criada em 1989, visitou o concelho e foi recebida, na quarta-feira, dia 09 de novembro, pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva. O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, integraram a comitiva da FNP que teve a oportunidade de partilhar experiências e projetos inovadores em curso nos respetivos territórios, informou hoje a edilidade coimbrã.

PUBLICIDADE

Reconhecendo Coimbra como polo de inovação, a FNP esteve em visita ao concelho para troca e partilha de experiências entre os territórios. Kayo Amado, prefeito de São Vicente, e Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco, em representação da FNP, estão a fazer este roteiro, sobretudo, com o objetivo de conhecer as experiências locais de inovação no setor público e na área das smart cities, acrescenta a autarquia.

“Nesse sentido, a comitiva da FNP foi recebida, na  quarta-feira, dia 09 de novembro, por José Manuel Silva, na CM de Coimbra. A comitiva ficou a conhecer o Laboratório Municipal de Experimentação de Coimbra, o primeiro Laboratório da Rede Nacional de Laboratórios do LabX – Centro para a Inovação no setor público e o CoimbraCityLab, um laboratório vivo de inovação tecnológica para Smart Cities, laboratório de suporte e de experimentação de projetos tecnológicos inovadores no âmbito das Smart Cities, no território municipal de Coimbra. A apresentação foi feita pelo diretor de Departamento de Sistemas de Informação e Inovação, Nuno Pimenta”.

PUBLICIDADE

Por sua vez, o Município de São Vicente também deu a conhecer melhor os projetos relacionados com o Porto das Naus e a Casa Martim Afonso, com grande potencial patrimonial, turístico e cultural, e exemplos notáveis da forte relação de São Vivente com Portugal. O presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, felicitou este trabalho desenvolvido em São Vicente que vai culminar, no dia 22 de janeiro de 2032, ocasião em que a cidade se torna o primeiro Município do Brasil a celebrar 500 anos.

Já o Município de Rio Branco apresentou o seu ambicioso projeto com o objetivo de reduzir o elevado deficit habitacional do seu território através da construção de unidades de habitação sustentável, utilizando resíduos de madeira provenientes da aplicação de métodos de gestão florestal sustentável.

PUBLICIDADE

publicidade

“Esta partilha de experiências e objetivos a atingir, no âmbito do desenvolvimento integral dos respetivos territórios municipais, possibilita o aprofundamento das relações institucionais e fortalece os sólidos laços de amizade que unem Coimbra aos municípios brasileiros, o que se reveste de particular importância e significado no contexto das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil”, conclui José Manuel Silva.

De referir que, a par desta visita à CM de Coimbra, a FNP visitou a Associação Nacional de Municípios Portugueses, o Centro de Estudos Sociais e a Universidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE