Conecte-se connosco

Lazer

Praias fluviais de Oliveira do Hospital preparadas para receber banhistas e turistas

Publicado

em

A abertura da época balnear no Município de Oliveira do Hospital aconteceu no dia 1 de julho com a realização das cerimónias de hastear da Bandeira Azul, Bandeira Qualidade de Ouro e Bandeira Praia Acessível.

As quatro praias fluviais do município vêm assim reconhecida a excelência da água e dos espaços que oferecem aos banhistas – Alvoco das Várzeas, ostenta, pelo nono ano consecutivo, a Bandeira Azul e a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos” a que se junta, nos últimos cinco anos, o galardão “Qualidade de Ouro”; já Avô, S. Sebastião da Feira e S. Gião ostentam a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”.

Estes reconhecimentos por parte de entidades externas reforçam o convite dirigido a turistas e visitantes para que “venham desfrutar do turismo de Oliveira do Hospital, das praias fluviais, dos percursos pedestres, das unidades de alojamento e da restauração. Esse é o convite que deixamos à região, a Portugal inteiro e a quem regressa ao país” afirmou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo.

A acompanhar as cerimónias simbólicas que iniciaram em Avô, seguiram para S. Sebastião da Feira, São Gião e terminaram em Alvoco das Várzeas, o autarca destacou a beleza de cada uma das praias classificadas – que integram também as redes Aldeias de Montanha e Aldeias do Xisto – e onde a Câmara Municipal tem concretizado, em colaboração com as Juntas de Freguesias, um esforço contínuo na qualificação das zonas balneares de Oliveira do Hospital. E que se traduz no controlo de qualidade das águas, da segurança e acessibilidade dos banhistas como também, na melhoria das estruturas de acolhimento e ainda na fundamental aposta promocional.

O objetivo é “criar condições aprazíveis” nestas quatro praias fluviais, assinalou o presidente José Francisco Rolo lembrando que, anualmente, a autarquia investe cerca de cinco mil euros na monitorização da qualidade da água nos rios Alva e Alvoco que banham as praias, num trabalho de articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, cujos representantes acompanharam as sessões.

De visita às quatro praias classificadas, José Francisco Rolo frisou que se tratam de espaços de excelência que permitem a “fruição ambiental” com bonitos espelhos de água atraentes para banhistas, e em particular para as famílias e as crianças.

O convite é claro, assinalou – “venham e descubram as nossas praias fluviais, o turismo do Município de Oliveira do Hospital, desde o património classificado aos percursos pedestres complementado com as unidades de alojamento de excelência e operadores turísticos qualificados”.

Ingredientes perfeitos para umas férias em família como também destacaram os respetivos presidentes das Juntas de Freguesia anfitriões que assumiram estar de “mãos dadas” para melhorar a atratividade turística destes quatro belos postais dos rios Alva e Alvôco.

Também Graça Silva, vereadora com os pelouros do Turismo e da Cultura, destacou a oferta turística do concelho e deu a conhecer o programa “Leitores de Verão” que leva a leitura até aos locais de veraneio, como as praias e as piscinas. Nos postos “Leitores de Verão”, devidamente identificados, os banhistas podem aceder, gratuitamente, a livros e periódicos. “A Biblioteca vem até aqui e isto é de todos para todos”, explicou a vereadora Graça Silva dando conta que a iniciativa assenta na utilização responsável de todos.

Através desta iniciativa do Município de Oliveira do Hospital, dinamizada através das Bibliotecas Públicas Municipais, são disponibilizados livros, jornais e revistas em diferentes pontos de veraneio no concelho de Oliveira do Hospital que podem ser lidos no momento, no caso dos jornais e revistas, e requisitados, no caso dos livros.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade