Região

Praias cheias mas atenção muitas sem vigilância

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 08-04-2023

São milhares os portugueses que aproveitam as altas temperaturas das férias da Páscoa para um mergulho no mar, com as praias de norte a sul do país a registar enchentes, mas são poucas as que têm vigilância.

PUBLICIDADE

Na quinta-feira morreram três pessoas por afogamento, duas em Sesimbra, e uma em Matosinhos, e muitas outras foram resgatadas em grande aflição.

A sucessão de casos de afogamento verificados nestes últimos dias levou a Autoridade Marítima a pedir aos banhistas para não entrarem na água em praias sem vigilância e a alertar para o risco de agueiros.

PUBLICIDADE

Os concessionários das praias só são obrigados a contratar nadadores-salvadores a partir de 15 de maio, daí que em períodos de grande afluência anteriores a esta data, como as férias da Páscoa, não haja nadadores-salvadores nas praias, salvo aquelas em que as autarquias assumem essa responsabilidade, escreve o Correio da Manhã.

A Autoridade Marítima Nacional aconselha as pessoas a adotarem comportamentos de segurança nas praias ou zonas costeiras, evitando exporem-se aos riscos.

PUBLICIDADE

publicidade

Quem estiver numa praia ou junto à costa deve vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto.

Recomenda-se que as pessoas devem evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada.

Devido à agitação marítima, as autoridades aconselham a quem passear na praia que não vire as costas ao mar e ofereça sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda.

Caso testemunhe uma situação de perigo na água, em que alguém está em dificuldades, a Autoridade Marítima recomenda que não entre no mar para prestar socorro e peça ajuda através do 112.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE